Saiba porque deve fazer exercício físico uma vez por semana

Se você é daqueles que só praticam exercícios físicos uma vez por semana, ou ainda se enquadra no grupo dos atletas de fim de semana, fique atento a este artigo porque ele pode te ajudar.

Há estudos que condenam a prática de exercícios físicos apenas uma vez por semana e, em contrapartida, há também estudos que defendem essa prática, desde que o praticante siga algumas regras. Ambos estudos são verídicos e baseados em fatos reais. Veja bem as diferenças, escolha a prática que mais se adeque ao seu estilo de vida e comece a praticar, seja uma, três ou cinco vezes por semana.

 

 

Um estudo realizado no Canadá afirma que, a prática esporádica de exercícios físicos pode sim ser vantajosa. Para as pessoas que não têm tempo ou disposição para praticar exercícios todos os dias, este facto veio vos salvar. Os especialistas afirmam que, se o indivíduo praticar 150 minutos de atividades físicas semanais, sejam elas fragmentadas durante a semana ou, realizadas num único dia, terão os mesmos benefícios que a realização de atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana, como recomenda a Organização Mundial de Saúde. Assim, conclui-se que os exercícios físicos realizados uma vez por semana são suficientes para garantir os benefícios da atividade para o corpo.

 

  • Fatos que condenam a prática de exercícios físicos apenas uma vez por semana:

Em contrapartida há especialistas que afirmam que o risco de fazer exercícios uma vez por semana é maior do que não fazer nenhum. Isso porque você força, sem preparação, o seu corpo para realizar determinada atividade, provocando lesões musculares, o risco de algumas doenças e até mesmo o infarto.

O indicado é a prática de exercícios físicos regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, com a duração de 30 minutos no mínimo.

Se você está no grupo que pratica exercícios apenas uma vez por semana e tem dificuldade em fazer da prática um hábito, veja algumas dicas que podem te ajudar a se tornar um praticante assíduo:

  1. Arranje tempo –  talvez a sua agenda lhe pareça demasiado cheia para desperdiçar tempo com atividades físicas. Lembre-se que elas são importantes para a sua saúde, e com certeza, você consegue arranjar um tempinho para encaixar 30 minutinhos de exercícios diários.
  2. Busque atividades prazerosas – nada pior que fazer algo por obrigação, sem nenhum gosto pela atividade. Para que isso não aconteça e você se desmotive na primeira semana de treinos, escolha exercícios que você goste, e torne os seus treinos algo prazeroso de se fazer.
  3. Inspire-se em alguém – Se o seu objetivo é perder peso, ou definir o corpo, cole uma foto do corpo de alguém que você almeja se parecer, na sua geladeira por exemplo, ou em um local que você a veja frequentemente. Isso te trará mais inspiração para seguir com os treinos.
  4. Sem sabotagem – Nada de “ah é só um dia, não vai fazer diferença”, faz sim muita diferença! Siga a risca o seu planejamento de treinos, sem faltar nenhum dia.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :