Exercício Físico RPM

Para começar, o que é RPM?

A sigla RPM vem da expressão em inglês “Raw Power in Motion” que quer dizer “ Força Bruta em Movimento”.

O RPM é um treinamento executado em bicicletas estacionárias, numa sala, com vários alunos e um instrutor que vai direcionando a aula, de maneira a maximizar o treino.

Este exercício físico RPM busca a aptidão física e o bem estar dos praticantes. Visto que é um trabalho cardiovascular, ele também proporciona diversos desafios através de diferentes terrenos, cadências e posturas, o que torna ainda mais excitante o ato de pedalar.

 

rpm

 

Se você ainda não está convencido de que este é um exercício perfeito, vejamos alguns dos seus benefícios:

  • Promove o emagrecimento – O RPM exige um grande trabalho do sistema aeróbico, o que resulta na redução dos níveis de glicogênio. Além disso uma hora dessa atividade é responsável pela queima de 700 a 800 calorias.
  • Aumenta a força das pernas – Visto que você trabalha intensamente as pernas, isso faz com que você ganhe uma força extra nesses músculos, o que melhora a sua locomoção.
  • Tonifica as pernas e os glúteos – Esses dois grupos de músculos são os mais trabalhados durante a pedalada. O que faz com que fiquem mais torneados, melhorando assim, a aparência das suas pernas e bumbum.
  • Aumento da densidade óssea – O RPM é uma atividade de alta intensidade, o que faz com que haja um maior fortalecimento das estruturas ósseas. Esse fortalecimento reduz o risco de doenças ósseas como a osteoporose.
  • Aumento da sensação de bem estar e melhora no humor – Por ser um treinamento ao ritmo musical e bastante divertido, isso estimula a secreção de hormônios do humor, como a endorfina, promovendo assim as emoções positivas e a sensação de bem estar.
  • Melhora a socialização – Você não vai pedalar sozinho. Você vai estar numa aula super divertida com gente animada e em busca do mesmo objetivo. Por isso você não vai mais se sentir sozinho ao fazer exercícios físicos. Além de aumentar a sua socialização possibilitando novas amizades.

Para você quer começar a praticar RPM, veja algumas dicas:

  • Leve sempre uma garrafinha com água para as aulas. A desidratação vai acontecer se você não se hidratar o suficiente, e nos treinos de RPM uma coisa é certa, você vai perder MUITO líquido (suor). Beba água antes, durante e depois dos treinos.
  • Adquira bermudas específicas para o ciclismo. Pode parecer não fazer diferença, mas você vai notar assim que começar a praticar, pois essas bermudas trazem uma proteção abaixo do quadril, que vai te dar um conforto extra ao pedalar.
  • Respeite o seu corpo. O RPM tem diferentes níveis de intensidade, não tente seguir as aulas a um ritmo diferente do seu. Converse antes com o seu professor para que ele te indique as aulas certas.
  • Ajuste a bicicleta de acordo com a sua altura. O banco da bicicleta deve estar à altura do seu quadril. E as fivelas de segurança encaixadas nos seus pés.
  • Descanse. Toda atividade física requer um descanso para o corpo recuperar do esforço sofrido. Não ignore esse fato.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :