Exercício físico para uma boa qualidade de vida

Dos benefícios do exercício físico para a saúde todos nós sabemos, agora vamos descobrir como eles podem ajudar no alcance de uma boa qualidade de vida.

A boa qualidade de vida caracteriza-se por se sentir vivo, feliz, sem doenças ou complicações na sua saúde.

Os exercícios físicos além de ajudarem a viver mais tempo, ajudam também a viver melhor. A prática regular dessas atividades melhora o funcionamento mental, físico e emocional, além de aumentar a sua produtividade ao longo do tempo e beneficiar as suas relações com outras pessoas.

O desempenho físico diminui com o avançar da idade. Esse fator pode ser atenuado com os exercícios físicos. Esses exercícios retardam os principais sintomas do envelhecimento como problemas ósseos, dificuldade na locomoção e na realização de atividades básicas, mantendo a vitalidade do corpo.

A ansiedade e a depressão são dois outros problemas que tem afetado uma grande população mundial. E há uma forma muito simples de prevenir essas duas complicações, o nome dela é Exercício Físico. Praticar atividades físicas pelo menos três vezes por semana reduz drasticamente os riscos de que essas doenças te afetem, isso acontece porque durante as atividades o seu corpo estimula a liberação de hormônios como a endorfina, que causam a sensação de bem estar.

Ele também ajuda na perda e manutenção de peso, que é um fator importante para a qualidade de vida. A obesidade é uma doença grave, que afeta tanto crianças como adultos e também idosos. Para quem sofre desse mal um ótimo exercício é a corrida, que ajuda a queimar calorias tanto durante como depois das atividades. Além de proporcionar bem estar para os praticantes.

 

 

Mais uma melhora oriunda das atividades físicas é a melhora no sono. Como o seu corpo trabalha de forma dura e cansativa durante o dia, há uma necessidade de recuperação maior, durante a noite. Isso torna o seu sono mais leve, relaxante e revigorante. Para quem tem apneia do sono ou outras complicações que impedem uma boa noite de sono, está é um bom tratamento, fácil, barato e saudável.

Um benefício que pode agradar muita gente é a melhora na vida sexual, isso mesmo, aquelas caminhadas, os exercícios de musculação e até as aulas de dança podem te ajudam a melhorar o seu desempenho sexual. Isso porque a atividade aumenta a libido, que está diretamente relacionada com o desejo e o prazer sexual.

Para quem tem problemas de circulação, é recomendado exercícios que exigem bastante movimento, como a caminhada, a corrida e a dança, opte por atividades que façam seu corpo se movimentar bastante, isso irá estimular a sua circulação diminuindo os riscos de doenças provindas da má circulação do sangue.

Como vimos, a atividade física ajuda de uma maneira muito ativa a melhorar a qualidade de vida dos praticantes, além de evitar várias doenças, os exercícios físicos ajudam no equilíbrio físico, mental e emocional.

Lembrando que, a prática de exercícios físicos deve ser liberada pelo seu médico e orientada por um profissional da área, para garantir que você obtenha os verdadeiros benefícios sem adquirir nenhuma lesão ou problemas maiores.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.