Exercicio Físico na Terceira Idade

À medida que a idade vai aumentando, o corpo humano fica mais limitado em questões de movimento, articulação, resistência, etc., por isso as pessoas de terceira idade devem preservar o seu corpo, respeitando os seus limites.

As pessoas da terceira idade devem escolher exercício físico que seja adequado às capacidades cardíacos, pulmonares, articulares e musculares, pois mesmo que tenha praticado exercício físico durante grande parte da sua vida de uma forma regular, chega a uma idade em que as aptidões do corpo humano começam a definhar.

De qualquer forma não é necessário deixar de fazer exercício físico, até pelo contrário, o exercício físico é um bem essencial para promover a saúde e uma boa qualidade de vida. Para pessoas da terceira idade que nunca praticaram exercício físico regularmente, devem optar pela prática de ginástica e a exercícios físicos moderados como andar, nadar, andar de bicicleta num plano direito pelo menos durante 30 minutos 3 dias por semana. Se o exercício físico for praticado em conjunto com outras pessoas, torna-se mais produtivo e motivador, além de prevenir a solidão tão associada à terceira idade para uma melhor qualidade de vida.

A falta de exercício físico leva ao enfraquecimento do corpo humano e das suas capacidades de se adaptar a novas condições, o que torna uma pessoa mais velha e mais impossibilitada.

Para iniciar qualquer exercício físico deve falar com o seu médico, para que seja aconselhado sobre o tipo de exercício físico que deve fazer. O exercício deve ser iniciado progressivamente, com alguns exercícios de aquecimento, para que o corpo humano se habitue. Se durante a prática de exercício físico sentir dores ou dificuldade em respirar deve parar imediatamente.

Existem alguns desportos que são mais adequados à idade que outros, como por exemplo o remo deve ser praticado até aos sessenta anos, enquanto que o ténis até aos cinquenta. O ciclismo pode ser praticado até aos setenta e cinco anos, assim como a natação e o ski, enquanto que o futebol deve ser praticado até aos cinquenta e cinco e o voley até aos sessenta anos. O único exercício físico que é transversal na idade é a ginástica.

O exercício físico não vai adicionar anos à vida, mas vai proporcionar maior qualidade à vida que uma pessoa de terceira idade tem, pois vai proporcionar uma manutenção do tónus muscular, melhorar a funcionalidade cardíaca e pulmonar e a mobilidade das articulações. Ainda aumenta a probabilidade de prevenir a osteoporose e as fracturas do colo do fémur. Além disso o exercício físico também promove um bom estado psicológico, aumentando a sua auto-estima.



2 Comentários to “Exercicio Físico na Terceira Idade”
  1. defghjki

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.