Exercício Físico e Resistência

A resistência é um fator importantíssimo na prática de exercícios físicos.

Algumas atividades, por serem mais complexas e intensas, exigem mais resistência do que outras, mais leves e simples. Porém, qualquer pessoa que faça corridas, ciclismo, dança, natação, ou até mesmo as atividades mais rotineiras como varrer casa ou colocar a roupa no varal, necessita de uma boa resistência para conseguir realizar essas tarefas na perfeição.

Se você se sente sem fôlego durante os seus treinos, o que te impede de alcançar os seus resultados, saiba que isso não é normal. A não ser, claro, que você esteja fazendo uma atividade extenuante. Para complementar os seus treinos, aumentar a sua resistência e te deixar mais apto para a prática de exercícios físicos, nós separamos alguns exercícios e dicas para você atingir os seus objetivos, com muito fôlego! Veja já a seguir:

  • Pule corda – Se você, quando criança, gostava de pular corda, está é a hora de voltar a pular! Sozinho, ou com a ajuda de mais dois amigos, faça o exercício por 10 minutos, intercalando 2 minutos da atividade com 2 minutos de descanso. Por ser um exercício de grande intensidade e impacto, não ignore o descanso, que é essencial para o seu corpo não sofrer lesões.
  • Faça exercícios com o step – De pé, atrás do step, com as mãos semi flexionadas e próximas do corpo, suba o step com um pé, em seguida suba também o outro pé para o centro do step. Depois, desça o primeiro pé que subiu, e em seguida o outro. Suba novamente e repita esses movimentos durante 10 minutos, intercalando 1 minuto de atividade com 1 minuto de descanso. Se você não possui um step, também pode fazer esse exercício no degrau das escadas da sua casa, ou em outro objeto de elevação parecida.
  • Respire corretamente – A respiração durante as atividades físicas muitas vezes é o maior erro cometido pelo praticante. O ideal é respirar pelo abdômen, a conhecida respiração abdominal, ao invés de respirar pela parte superior do peito – o tórax. Por ser um hábito difícil de mudar a dica é treinar a respiração fora dos treinos, até que ela se torne um hábito.
  • Construa resistência cardiovascular – Para conseguir uma melhora na resistência cardiovascular a dica é, aquecer e alongar bem antes dos exercícios físicos, e só depois começar a atividade propriamente dita. Esta deve ser iniciada com um ritmo mais lento, para que o seu corpo entenda o que está sendo pedido, e só depois ir aumentando progressivamente a intensidade.
  • Refeições leves – Faça uma refeição leve duas horas antes do exercício físico. A ingestão de carboidratos complexos, como as massas e pães te dão mais energia para realizar o seu treino.
  • Beba água – A água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, por isso é importante a sua ingestão, antes, durante e depois dos exercícios físicos. No entanto, deve se ter cuidado com a quantidade, pois a água em excesso pode causar cãibras musculares. O ideal é beber de 300 a 500 ml antes dos treinos.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :