Esporte e qualidade de vida

A prática de atividades físicas precisa ser regular para que realmente traga benefícios para a saúde.

Segundo estudos, até mesmo uma breve caminhada feita todos os dias contribui para inibir ou combater diversos tipos de doenças. Contudo,  com a correria do dia a dia e com a vida agitada que as pessoas estão levando nos últimos tempos, os momentos dedicados para a prática de exercícios físicos, que estão relacionados aos esportes, não existem. Esta é uma das principais razões porque mais da metade da população do país está se tornando sedentária desde a adolescência.

O sedentarismo é um fator que aumenta muito o risco de alguma doença crônica levar a morte, entre essas doenças destacamos: a hipertensão, o diabetes, a depressão, doenças relacionadas ao coração e aumenta ainda mais o risco de morte através do câncer. Muitas pessoas poderiam manter a boa qualidade de vida mantendo uma vida saudável através da prática de esporte e da alimentação saudável, pois evitariam o surgimento de doenças e manteriam as doenças crônicas sempre controladas.

 

 

A maior desculpa dada pelas pessoas sedentárias é que não possuem tempo disponível para se dedicar a prática de algum esporte, mas isso pode ser um efeito da falta de orientação na época da escola, no convívio familiar ou até mesmo no ambiente de trabalho. No caso do ambiente de trabalho, a empresa pode incentivar seus funcionários com simples exercícios da ginástica laboral realizada dentro da empresa ou pode promover passeios onde os funcionários terão a oportunidade de interagirem e serem estimulados para exercitarem-se. Essas atividades podem melhorar e muito o desempenho dos funcionários e melhoram ainda mais os resultados do serviço.

Na escola as crianças possuem uma aula onde podem praticar esportes através das orientações dos professores. O grande problema é que muitos desses professores não aproveitam o tempo para estimular as crianças a praticarem o esporte por toda a visa e nem ao menos explicam como elas devem alcançar a qualidade de vida através dos esportes e exercícios físicos. Quando as pessoas são orientadas desde sedo, elas sempre levam aquelas instruções para o resto da vida e podem transformar uma vida sedentária em uma totalmente saudável com qualidade de vida.

 

 

O esporte é essencial para a formação de crianças e adolescentes, pois trás vários benefícios ao físico, a mente e no desenvolvimento motor. No caso dos adolescentes, eles aprende a solucionar conflitos e outros problemas, além de ter a oportunidade de expressar tudo aquilo que está sentindo através dos esportes e dos exercícios físicos. Podemos afirmar que quanto mais cedo as pessoas começam a praticar algum tipo de esporte, menos chances tem de desenvolver diversos tipos de doenças.

Na terceira idade a prática de exercícios deve ser continuada para que os idosos tenham alguma ocupação que os deixem viver com disposição. Existem locais que disponibilizam esportes voltados a terceira idade ou atividades que melhoram a qualidade de vida como a hidroginástica e a natação. Pessoas que estão na terceira idade podem adotar o habito de realizar caminhadas pela manhã para manter os ossos e toda a musculatura fortalecidos, assim as chances de adoecerem serão reduzidas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.