Ergonomia e qualidade de vida no trabalho

Para garantir o bem estar profissional no ambiente de trabalho é preciso se assegurar que a permanência seja agradável e que os movimentos repetitivos ou a posição mantida durante a jornada de trabalho não causem danos a saúde.

Se o trabalhador se sente bem, a produtividade é muito maior e o trabalho realizado ganha mais qualidade, ou seja, se a empresa manter a qualidade de vida dos seus funcionários terá mais chances de oferecer serviços de qualidade aos seus clientes e terá a chance de crescer ainda mais.

Vários fatores podem tornar o trabalho extremamente desgastante e prejudicial ao empregado e também ao empregador. Os danos podem refletir no físico quando surgem dores ou desgastes no corpo causado pelo trabalho ou podem surgir danos psicoemocionais como a depressão ou o estresse. Por causa desses danos, existem vários profissionais que são obrigados a se afastarem de suas funções por algum tempo ou definitivamente, também existem os casos em que o empregado muda de profissão por não conseguir se adaptar a determinado tipo de trabalho.

As pesquisas podem comprovar os benefícios que os programas de prevenção e de orientação dentro da empresa podem trazer a todos os envolvidos, pois servirá  para resolver esses tipos de problemas. Quando um funcionário é afastado, o custo para a empresa chega a ser três vezes maior se comparado a um trabalho preventivo e por esse motivo podemos ver diversas empresas que tem investido no bem estar de seus funcionários. O mais importante é que essas empresas estão adquirindo resultados muito satisfatórios por permitir que seus funcionários alcancem a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

Os profissionais que trabalham para realizarem a orientação baseada na ergonomia costumam fazer uma avaliação detalhada de cada tipo de função existente na empresa, a partir dessa avaliação  é elaborada as medidas para tornarem o ambiente de trabalho mais seguro e confortável aos profissionais. Essas medidas trazem mudanças em todo o ambiente como a iluminação, a decoração ou móveis adequados para o tipo de trabalho realizado e até mesmo a sonoridade é melhorada. Outras medidas como o incentivo através de benefícios extra, bônus, personalização do espaço de trabalho de cada profissional ou a criação de espaços lúdicos também ajudam a melhorar a saúde psicológica dos trabalhadores.

 

 

Veja algumas dicas de como manter sua qualidade de vida no trabalho

  • Evite as torções no corpo sem necessidade, principalmente se for manusear algo pesado. É muito mais saudável girar todo o corpo, pois preserva a coluna;
  • Se precisa levar muito peso de um lado para o outro, prefira usar algo adequado para não sobrecarregar seu corpo. Poderá usar carrinhos, alavancas ou qualquer coisa que poupe seu esforço;
  • Movimente seu corpo sempre que possível e varie as posições;
  • A postura ao se sentar pode fazer muita diferença. Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira e os pés apoiados no chão;
  • Não atenda o telefone segurando-o com o ombro;
  • Se precisar carregar peso, não apoie apenas em um lado de seu corpo;
  • Sempre use sapatos e roupas adequadas, mas confortáveis. Não use roupas muito justas para não comprometer sua circulação sanguínea.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.