Envelhecimento e qualidade de vida

Não podemos evitar o envelhecimento com o passar dos anos, mas podemos escolher entre envelhecer com saúde ou envelhecer com várias limitações. Manter a saúde por toda a vida exige nossa atenção para que então possamos criar bons hábitos a serem seguidos todos os dias. Os hábitos saudáveis conseguem manter o bom funcionamento do metabolismo evitando o acumulo de peso, nosso corpo fica livre e diversas doenças como hipertensão ou a diabetes, mantem nossa disposição durante toda a vida e com isso podemos viver bons momentos em todas as idades.

Os governantes também podem contribuir e garantir a qualidade de vida para as pessoas de todas as idades, desta forma estará contribuindo para a diminuição de pessoas doentes e para o aumento da expectativa de vida . Uma cidade que se preocupa com os seus moradores disponibiliza lugares específicos para momentos de lazer como parques arborizados ou atrações culturais, boas condições para mobilidade, acesso a saúde e precisa garantir os direitos de cada um. É extremamente importante que uma cidade desenvolva serviços especializados para o idoso, principalmente na área da saúde.

Dicas para um envelhecimento saudável

Mantenha uma alimentação balanceada com uma variedade de frutas, verduras e legumes que sejam orgânicos, se possível. Os temperos também podem fazer muito bem a saúde. Se alimente a cada três horas para que o corpo aproveite todas as proteínas e nutrientes ingeridos.

Faça exercícios físicos diariamente independente da idade que tem. Se precisar, conte com a ajuda de algum profissional que possa te orientar sobre quais os melhores exercícios a serem feitos de acordo com as suas limitações.

Sempre vá ao médico fazer exames de rotina. Assim evitará complicações caso tenha aparecido alguma doença. pois terá a oportunidade de tratá-la rapidamente.

Sempre fique atento as doenças que fazem parte do seu histórico familiar. Quando alguma doença  aparece frequentemente nos familiares, a chance de adquirir os mesma doença é muito maior.

Trate as doenças assintomáticas para que não tragam consequências piores e agrave algum tempo depois. Uma dessas doenças é a hipertensão, o colesterol e a diabetes.

Leia, divirta-se e nunca pare de exercitar sua mente. Livros são os melhores companheiros na hora de manter o cérebro saudável, mas também vá a teatros cinemas ou apenas entre em contato com a natureza para se livrar do estresse diário e manter-se com o intelecto ativo.

Cultive os bons e pequenos hábitos. Ir andando até a padaria e deixe o carro na garagem quando possível, subir as escadas ao invés de usar o elevador, sorria mais, divirta-se com as pessoas que gosta, tenha momentos para relaxar e sempre busque melhorar sua estima. Estar feliz com você mesmo é um dos melhores remédios da vida.

Mesmo com todas essas recomendações, é preciso reconhecer as limitações que possuí com o passar do tempo e respeitá-las. Sempre busque fazer atividades que combinem com aquilo que seu corpo aguenta e com o seu estilo de vida. Mas não se acomode, faça aquilo que está ao seu alcance para manter a qualidade de vida.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :