► Natureza      ► Truques Cozinha      ► Produtos Naturais      ► Receitas Rápidas      ► Viver com Qualidade

Efeitos da cafeina

 

O que é a cafeína?

A cafeina é um estimulante do sistema nervoso central que se encontra em mais de 60 plantas, sendo os grãos de café e de cacau, as folhas de chá e a noz de cola as principais fontes dietéticas. Além de existir naturalmente no café, chá, cacau e chocolate, a cafeína é adicionada a muitos refrigerantes e medicamentos.

Qual  a dose diária de consumo recomendada?

O consumo médio diário de cafeína é de cerca de 200 mg (2-3 chávenas de café), consumo considerado sem perigo para os adultos saudáveis. Calcule o seu nível de tolerância à cafeína observando os efeitos que exerce em si. Se quando bebe café ou bebidas à base de cola fica agitado, ansioso, nervoso ou com dificuldade em adormecer, pode ter chegado a altura de reduzir, ou eliminar completamente, o consumo de cafeína. Deve reduzir gradualmente ao longo de uma ou duas semanas, a fim de evitar os sintomas de privação, como dores de cabeça, letargia e sonolência.

Cuidados a ter com a cafeína

Nas pessoas sensíveis à cafeína ou que a ingerem em grande quantidade, ela pode causar agitação, ansiedade, nervosismo, tremores, distúrbios do sono, dores de cabeça, subida temporária da tensão arterial, taquicardia ou arritmia, aumento da produção da urina, distúrbios de estômago ou outros sintomas desagradáveis. No entanto, a maior parte das pessoas desenvolve tolerância à cafeína. Alguém que habitualmente não tome café pode ficar ansioso e agitado depois de tomar uma única chávena de café, ao passo que um consumidor habitual de seis chávenas de café por dia pode não sentir quaisquer efeitos adversos.

Os efeitos da cafeína

A cafeína é absorvida rapidamente e distribuída por todo o organismo, atingindo os níveis mais elevados no sangue num espaço de 15-45 minutos. Na maioria das pessoas, aumenta o estado de vigilância e reduz a fadiga. Os cientistas crêem que a cafeína bloqueia a adenosina, um composto que actua no cérebro como travão para os estimulantes. A cafeína desperta as pessoas, anulando os efeitos da adenosina.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • intolerancia a cafeina
  • intolerancia a cafeina sintomas
  • dose diária de cafeína recomendada
  • tolerancia a cafeina
  • intolerancia cafeina

Artigos Relacionados:

Se gostou do Artigo:
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos
Escrito por Bem Estar em A Alimentação e a Saúde, Alimentos e Nutrição
1 Comentário

Tags: , , , ,

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

Uma pessoa comentou a mensagem “Efeitos da cafeina

  1. Soraia diz:

    Boa tarde
    Acontece-me uma coisa estranha sempre que bebo café depois de almoço (o que é raro), durante a tarde sinto-me um pouco tonta e com o ritmo cardiaco acelerado…o que é mais estranho é que isto não acontece quando bebo café à noite (bebo sempre ao fim de semana)!!
    Porque é que isto acontece?
    Tenho 24 anos e comecei a beber café regularmente (ao fim de semana) há cerca de 4/5 anos. Obrigada

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.