Dicas para uma boa digestão

Uma boa digestão é essencial para nos sentirmos bem, para uma excelente saúde e vitalidade.

Se frequentemente se queixa de “mau estar”, azia ou outros problemas semelhantes, então é possível que esteja com problemas de digestão.

A seguir mostramos-lhe algumas dicas para uma boa digestão, que deverá implementar nas suas rotinas diárias. Confira-as!

 

 

Coma os alimentos na ordem certa

Deve começar por ingerir sempre os alimentos de fácil digestão e, de forma gradual, passar para os de digestão mais lenta.  Aconselhamos que faça o planeamento da refeição com base na seguinte lista:

  • água e sumos: 20- 30 minutos
  • frutas, batidos e soupas: 30-45 minutos
  • vegetais: 30 -45 minutos
  • feijões, cereais, amidos: 2-3 horas
  • carne, peixe, aves: 3 ou mais horas

Beba líquidos quentes com a refeição

Bebidas geladas podem retardar o processo digestivo, pense nisto como colocar gelo sobre o músculo. O músculo endurece e não funciona bem. Seguindo esta linha de pensamento, água morna ou à temperatura ambiente ou sumo, chá ou café descafeinado vai favorecer uma boa digestão. Beba os líquidos antes das refeições.

Tenha horários certos para as refeições

É importante que tenha uma rotina fixa em relação às suas refeições. Por exemplo, tenha o cuidado de tentar fazê-las sempre dentro do mesmo horário. Opte por ingerir alimentos de grupos alimentares semelhantes, ao mesmo horário cada dia, pois poderá ter um efeito regulador no seu sistema digestivo.

Seja consciente em relação ao que come e às quantidades

Comer em excesso é uma das principais razões para a má digestão. O nosso cérebro avisa-nos que estamos cheios apenas 10 minutos depois de estarmos realmente cheios. Por isso, o segredo para uma boa digestão é parar de comer quando ainda não atingiu este ponto. O mais provável é que 10 minutos depois se irá sentir completamente saciado.

Mastigue bem os alimentos e coma devagar

A mastigação é o primeiro estágio da digestão e dos mais importantes de todo o processo. Não só fisicamente, quebra os alimentos, mas emite os sinais para os órgãos que secretam sucos digestivos (enzimas pancreáticas, os ácidos do estômago, etc), a fim de preparar-se para os alimentos a serem recebidos. Também, a lenta mastigação permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago, tenha mais tempo para agir.

Evite comer muito tarde

O nosso organismo, incluindo o nosso sistema digestivo, abranda à noite, uma vez que se prepara para descansar e rejuvenescer. Se comermos muito tarde, como o nosso sistema já se encontra a “meio gás”, a digestão será muito mais prolongada, o que pode resultar em alimentos que não são  ingeridos corretamente, levando inevitavelmente a alterações na nossa qualidade de sono e bem-estar.



2 Comentários to “Dicas para uma boa digestão”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :