Dicas para envelhecer de forma saudável

O passar dos anos atinge cada um de nós sem excepção. Por isso, há que saber envelhecer de forma saudável, de modo a aproveitar ao máximo todos os desafios e recompensas que a vida nos tem para oferecer.

À medida que envelhecemos, passamos também por grandes mudanças na nossa vida, incluindo a perda de entes queridos, alterações na nossa vida profissional e pessoal, diversas mudanças físicas e até psicológicas. A forma como lidamos com essas mesmas alterações, assim como o modo como gerimos as tensões diárias, é o segredo para saber envelhecer de forma saudável.

Confira as nossas próximas dicas para um envelhecimento saudável, que o vão ajudar a viver com mais significado e alegria cada um dos seus últimos anos de vida.

 

Cuidado com a gordura

Conforme vai envelhecendo, o seu metabolismo acaba por ficar mais lento e, por isso, também a quantidade de calorias que precisa de ingerir diariamente, para ter energia e levar a cabo as diversas atividades, também diminui.

Os alimentos ricos em gordura são assim de evitar, devendo ser consumidos apenas em quantidades moderadas e saudáveis. Limite a ingestão de gorduras saturadas, optando por escolher alimentos com baixo teor de gordura,  carne de aves, peixes, e legumes no lugar de carnes vermelhas e mais gordas, assim como de alimentos mais calóricos. Preste sempre bastante atenção aos rótulos e ingredientes que fazem parte da composição de todos os alimentos que consome.

Cautela com o que consome

Comida, álcool e suplementos dietéticos podem interagir com os medicamentos receitados pelo seu médico, acabando por alterar a sua eficácia ou a forma como o organismo absorve os diversos nutrientes essenciais ao seu dia-a-dia. Antes de tomar alguma coisa é essencial que questione o seu médico acerca da interação que poderá ter com a comida ou álcool, por exemplo.

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável é importante em qualquer fase das nossas vidas, mas sem dúvida que a sua importância é ainda maior nos nossos anos de velhice. Inclua na sua alimentação alimentos ricos em ácidos gordos como ómega-3, assim como frutas e legumes.

O consumo de fruta fresca é especialmente importante (e muitas vezes esquecido), uma vez que a obstipação vai-se tornando um problema cada vez mais frequente conforme vamos envelhecendo. Por isso, uma boa ingestão de líquidos e fibras é uma excelente opção nesta idade, pois pode ajudar a melhorar a digestão e regular o funcionamento intestinal.

O risco de osteoporose aumenta com a idade. Ingerir a quantidade suficiente de cálcio (1.200 mg por dia é a quantidade recomendada para pessoas com mais de 50) pode ajudar a reduzir este risco.



1 Comentário to “Dicas para envelhecer de forma saudável”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :