Dicas para cuidar dos seus olhos

Uma boa visão é essencial para realizarmos cada uma das nossas tarefas diárias. Por isso, é importante cuidar dos olhos, para os termos saudáveis e bonitos.

Normalmente, não costumamos ter cuidados com esta parte do nosso corpo, acabando por dar oportunidade à ocorrência de doenças como conjuntivite, irritações, miopias, entre outros problemas.

Segue-se uma lista de dicas para cuidar dos seus olhos e fatores a que deve estar atento para prolongar a sua boa visão.

Exames periódicos

Aconselhamos que periodicamente visite o seu oftalmologista para exames de rotina. Embora, à primeira vista, possa parecer que está tudo bem e que não existem problemas, como acontece com outras partes do corpo, também os olhos devem ser periodicamente vistos por um especialista, a fim de despistar precocemente possíveis problemas.

Algumas doenças mais graves, como Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular não apresentam sintomas, sendo a única forma de os detetar através de exames.

Lembre-se que, na maioria da vezes, a prevenção acaba também por ser menos dispendiosa que o tratamento a uma doença que não foi precocemente diagnosticada.

Saúde ocular familiar

Conhecer qual a história ocular da sua família pode ser muito útil para saber também em quais os problemas que deverá prestar maior atenção. Algumas patologias são hereditárias, pelo que ter conhecimento se um familiar foi diagnosticado com determinado tipo de doença ou problema poderá dar-lhe um avanço importante em relação à sua despistagem precoce.

Alimentação cuidada

Como já temos referido em diversos dos nossos artigos, a alimentação é um dos grandes pilares da nossa saúde. E, em relação à saúde dos nossos olhos, uma alimentação cuidada também pode fazer toda a diferença.

Certamente que já ouviu dizer que alguns alimentos são benéficos para a visão. Por exemplo, uma dieta bastante rica em vegetais, que possuam Carotenóides, como Luteína e Zeaxantina, desempenha um importante papel na visão, pois ajuda a diminuir a degeneração natural própria da idade e a ampliar o alcance visual.

Descanse os olhos

Passar muito tempo em frente a uma TV, a um computador ou com o olhar fixo em algo por longos períodos de tempo pode ter como consequência olhos cansados. O que aconselhamos é que a cada 20 minutos descanse a vista, desviando o olhar do ponto fixo no qual se concentrou durante algum tempo. Isto pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causa de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

Pode também fazer alguns exercícios oculares. Por exemplo, pode piscar os olhos durante alguns segundos e depois fecha-los. De seguida, rode os olhos no sentido dos ponteiros do relógio. Faça este exercício nos intervalos do seu trabalho. Exercícios de yoga e meditação também são muito benéficos para relaxar todo o corpo, inclusive os seus olhos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :