O que fazer em caso de alergias

O que são alergias?

As alergias acontecem quando o organismo tende a resistir a substancias estranhas. Estas alergias podem se manifestar em variadas formas tais como rinite alérgica, asma, eczema e urticaria. As substâncias alérgicas ao organismo são muitas vezes chamadas de antigénicos, ficando alojadas nos pulmões por inalação, introdução na alimentação ou por contacto físico. Para se defender destes antigénicos o organismo fabrica anticorpos e é desta batalha entre anticorpos e antigénicos que se faz a produção da histamina que provoca reacções alérgicas.  Os medicamentos anti-alérgicos mais usados são assim frequentemente chamados de anti-histaminicos que ajudam a combater as alergias.

Tipos de antigénicos

Os antigénios mais frequentes são:

– o pólen;

– o pêlo de animais;

– os ácaros;

– vários  alimentos como corantes e aditivos alimentares, mariscos, ovos, chocolate, queijo e outros.

Principais sintomas das alergias

– erupções cutâneas;

– corrimento nasal;

– olhos lacrimejantes;

– espirros;

– prurido;

– pápulas (isoladas ou em grupos);

– dificuldades respiratórias;

– tumefacção dos olhos, dos lábios ou da língua;

– vergões na pele;

7O que deve e não deve fazer

Anote sempre quando uma substância lhe provoca  alergia e a  a reacção que desencadeou em si. Este tipo de anotações irão ajudar o médico a fazer o diagnóstico.

No caso de a alergia ser a nível respiratória, fique atenta em saber em que  circunstâncias se  manifesta a alergia. A asma pode só se  manifestar na Primavera devido ao pólen das flores.

Se tiver uma erupção na cintura, esta pode ser causada por um elástico no cós. Após ter identificado a causa, tente evitá-la.

Se é alérgico a alguns alimentos, verifique sempre os ingredientes dos alimentos enlatados. Lembre-se de que um bebé pode herdar a asma ou o eczema alérgicos. A amamentação durante os primeiros seis meses, caso seja possível, protegerá a criança dos antigénios existentes no leite de vaca.

6Que medicamentos tomar

Erupções cutâneas

Os medicamentos anti-histamínicos são eficazes para o tratamento da rinite alérgica e das erupções cutâneas: um único comprimido pode atenuar o pru¬rido provocado pela urticária ao fim de uma hora. No entanto, alguns anti-histamínicos podem causar sonolência, pelo que não devem ser tomados quando se vai conduzir um automóvel ou trabalhar com máquinas.

Rinite alérgica

As pessoas que sofrem de asma ou de rinite alérgica podem tomar um medicamento à base de cromoglicato de sódio para evitar as crises; no entanto, depois de a alergia se ter manifestado este medicamento já não é eficaz. Existe sob a forma de cápsulas para inalação e aerossol.

Asma

Os asmáticos podem conseguir alívio imediato utilizando um broncodilata-dor. Estes medicamentos, pulverizados ou vaporizados pelo nariz ou pela boca, dilatam os brônquios. Um tratamento regular com um produto contendo cortisona contribui para evitar o agravamento das alergias respiratórias e reduz a tumefacção e a inflamação das vias respiratórias.

5Como evitar as alergias

O melhor tratamento para combater as alergias é evitá-las. Se for alérgico ao pêlo dos animais, evite o mais que puder o contacto com cães e gatos. Se for alérgico aos ácaros que se alojam nos cobertores, nos colchões e nas  almofadas e edredões de penas, deve então substituir este equipamento por almofadas e edredões de poliéster. Quanto ao colchão deve colocá-lo dentro de uma capa de plástico e aspirar todos os dias a roupa da cama.

4Como tratar

Primeiro deve-se fazer alguns exames para  saber qual a causa da alergia. Posteriormente o médico irá receitar o tratamento mais ajustado.



4 Comentários to “O que fazer em caso de alergias”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.