Como tratar a xeroftalmia

Xeroftalmia

O que é?

A xeroftalmia é caracterizada pela falta de produção de lágrimas, gerando dificuldade de visão especialmente em locais escuros e durante a noite. Esta doença é causada pela falta de vitamina A no regime alimentar. Esta vitamina é lipossolúvel,  que ocorre sob duas formas principais na natureza – o retinol, o qual se encontra apenas em fontes animais e certos carotenóides (provitaminas), as quais se encontram apenas em fontes vegetais. Os carotenóides são os compostos que dão a vários frutos e vegetais a sua cor amarela ou laranja. O carotenóide mais abundante e mais conhecido é o beta-caroteno. O beta-caroteno é um precursor da vitamina A ou “provitamina A”.

Sintomas da doença:
Os olhos secos são o principal sintoma, afectando a córnea do olho. As glândulas ópticas ficam obstruídas e deixam de produzir lágrimas responsáveis pela lubrificação do globo ocular.

Como tratar:

Para tratar a xeroftalmia deve comer alimentos ricos em provitamina A (caroteno).

Onde buscar a vitamina A:

A vitamina A está presente nos vegetais de cor amarela ou verde intenso como a  cenoura, a abóbora, pimento vermelho, brócolos, salsa, alfafa, escarola, folha de mostarda, espinafre. Também está presente em frutas como a tangerina, o pêssegos, o mamão e  a manga. A vitamina A também de encontra nos produtos lácteos e na gema de ovo.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :