Tipos de Cancro da Tiroide

Existem cerca de 37.000 novos casos de cancro da tiróide a cada ano (nos Estados Unidos., segundo o Instituto Nacional do Câncer). As mulheres são mais propensas a contrair cancro da tiróide (numa proporção de três para um). O cancro da tiróide pode ocorrer em qualquer faixa etária, embora seja mais comum após os 30 anos de idade e, a sua agressividade aumenta significativamente em pacientes mais velhos. A maioria dos pacientes apresenta um nódulo na sua tiróide que normalmente não causa sintomas.

Lembre-se; mais de 99% dos nódulos da tiróide não são cancerosos, mas sim benignos. Mas quando o cancro da tiróide começa a crescer dentro da glândula da tiróide, quase sempre o faz (dentro) com um nódulo discreto, nódulo dentro da tiróide.

Sintomas do cancro da tiróide

Ocasionalmente, sintomas como rouquidão, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos ocorrem em pessoas com cancro da tiróide. Os jovens geralmente não têm nódulos na tiróide, mas à medida que a idade avança, provavelmente 90% da população terá desenvolvido pelo menos um nódulo, até aos 80 anos de idade.

Um nódulo que está ‘frio na ecografia’ (mostrado na foto em vermelho e amarelo) tem mais probabilidade de ser maligno. No entanto, a maioria destes também são benignos.

Um nódulo que está ‘frio na ecografia’ (mostrado na foto em vermelho e amarelo) tem mais probabilidade de ser maligno. No entanto, a maioria destes também são benignos.

Tipos de cancro da tiróide

Existem quatro tipos de cancro da tiróide, alguns são mais comuns do que outros.

Cancro da tiróide / tipo e incidência

• papilar e / ou misto papilar / folicular ~ 78%

Tumores papilares são os mais comuns de todos os cancros da tiróide ( 70%). Carcinoma papilar normalmente surge como uma massa irregular, sólida ou cística que surge do tecido normal da tiróide. Este cancro tem uma elevada taxa de cura (com dez anos de taxa de sobrevivência para todos os pacientes com cancro da tiróide papilar, estimado em 80 a 90%. Metástase cervical (propagação aos gânglios linfáticos no pescoço) está presente em 50% dos tumores pequenos e em mais de 75% dos cancros da tiróide maiores. A presença de metástase linfo nodal cervical nestas áreas, provoca uma maior taxa de recorrência, mas não uma maior taxa de mortalidade. Metástase distante é rara, mas os pulmões e ossos são os locais de propagação mais comuns. Os tumores que invadem ou se estendem além da cápsula da tiróide têm um prognóstico pior devido a uma alta taxa de recorrência local.

• Folicular e / ou celular Hurthle ~ 17%

Cancro da tiróide Folicular

O segundo cancro da tiróide mais comum

Carcinomas foliculares são a segunda causa mais comum de cancro da tiróide (15%). Carcinoma folicular é considerado mais maligno (agressivo) do que carcinoma papilar. Ocorre numa faixa etária um pouco mais velha do que o cancro papilar e também é menos comum em crianças. Em contraste com o cancro papilar, raramente ocorre após a radioterapia. A idade é um factor muito importante em termos de prognóstico. A doença é mais agressiva em pacientes com mais de 40 anos de idade e, normalmente, o tumor não se concentra em iodo, tão bem como em pacientes mais jovens. A invasão vascular é a característica do carcinoma folicular e, portanto, a metástase distante é mais comum, e pode espalhar-se aos pulmões, ossos, cérebro, fígado, bexiga e pele que são locais potenciais de propagação distante.

• Medular ~ 4%

Cancro da tiróide Medular

O terceiro cancro da tiróide mais comum

O tumor medular é a terceira causa mais comum de todos os cancros da tiróide (cerca de 5 a 8%). Ao contrário dos cancros da tiróide papilares e foliculares, que surgem de células produtoras da hormona da tiróide, o cancro medular da tiróide origina das células ‘parafoliculares’ (também chamadas de células C) da tiróide. Estas células C fazem uma hormona diferente chamada ‘calcitonina’ (daí seu nome), que nada tem a ver com o controle do metabolismo como faz a hormona da tiróide. Este cancro tem uma taxa de cura muito mais baixa do que os cancros da tiróide “bem diferenciados” (papilífero e folicular), mas as taxas de cura são maiores relativamente ao cancro da tiróide anaplásico.

• Cancro da tiróide anaplásico

Cancro da tiróide menos comum

Os tumores anaplásicos são os menos comuns (cerca de 0,5% a 1,5%) e os mais mortíferos de todos os cancros da tiróide. Este cancro tem uma taxa de cura muito baixa, mesmo com os melhores tratamentos, permitindo que apenas 10% dos pacientes estejam vivos após 3 anos do cancro ser diagnosticado. O cancro da tiróide anaplásico, muitas vezes surge dentro de um cancro mais diferenciado da tiróide ou mesmo dentro de um bócio. Metástase cervical (propagação do cancro para os gânglios linfáticos no pescoço) estão presentes na grande maioria (mais de 90%) dos casos no momento do diagnóstico. A presença de metástase linfo nodal cervical nestas áreas provoca uma maior taxa de recorrência e, é preditivo de uma alta taxa de mortalidade. A forma mais comum desse tipo de cancro se tornar evidente ao paciente ou à sua família, é o aparecimento do crescimento de uma massa cervical. Quando o médico sente a massa cervical, esta é geralmente grande, difusa, e muito dura. Estes tumores crescem muito rapidamente.

O cancro anaplásico invade as estruturas adjacentes e propaga-se extensivamente para os linfo nodos cervicais e órgãos distantes como o pulmão e ossos. Em cerca de 25% dos casos, o cancro anaplásico cresce fora da tiróide (na traqueia). É por isso que muitos pacientes com cancro da tiróide anaplásico vão precisar de uma traqueotomia. Disseminação (metástase) para o pulmão está presente em 50% dos pacientes no momento do diagnóstico do cancro da tiróide.

Qual é o prognóstico?

A maioria dos cancros da tiróide tem cura. Na verdade, os tipos mais comuns de cancro da tiróide (papilífero e folicular) são os mais curáveis. Estes cancros em pacientes mais jovens, têm uma taxa de cura de mais de 97% se tratado adequadamente. Ambos os tipos de cancro são normalmente tratados com a remoção completa do lobo da tiróide, que abriga o cancro, com a remoção da maior parte ou da totalidade.

A maioria dos cancros da tiróide são papilíferos e este é um dos cancros mais curáveis de todos os cancros que os seres humanos possam ter. Tratado correctamente, a taxa de cura é extremamente alta.

Quimioterapia?
O cancro da tiróide é único entre os cancros. De facto, as células da tiróide são únicas entre todas as células do corpo humano. Elas são as únicas células que têm a capacidade de absorver iodo. O iodo é necessário para as células da tiróide produzirem hormonas da tiróide, assim elas absorvem o iodo que passa na circulação sanguínea e concentram-no dentro da célula.

A maioria das células do cancro da tiróide mantêm a capacidade de absorver e concentrar o iodo. Isso proporciona uma estratégia perfeita para a quimioterapia. O iodo radioactivo é administrado ao paciente após o cancro ter sido removido. Se permanecerem algumas células normais da tiróide ou células com cancro da tiróide no corpo do paciente (e as células do cancro da tiróide mantiverem essa capacidade de absorver iodo), essas células irão absorver e concentrar o ido radioactivo “venenoso”. Visto que as outras células do nosso corpo não conseguem absorver o iodo tóxico, essas não serão contaminadas. As células do cancro da tiróide irão concentrar o “veneno” dentro de si e a radioactividade destrói as células de dentro. Sem doença. Sem perda de cabelo. Sem náuseas. Sem diarreia. Sem dor.

A maioria, dos pacientes com cancro da tiróide precisa de tratamentos radioactivos com iodo após a sua cirurgia. Quase todos, porém, devem receber tratamento com iodo se desejam a cura.

Pacientes com cancro medular da tiróide geralmente não precisam da terapia de iodo porque o cancro medular quase nunca absorve o iodo radioactivo. Alguns pequenos cancros papilares tratados com uma tireoidectomia total podem não precisar de terapia de iodo, mas por um motivo diferente.

Estes cancros (medular e alguns pequenos cancros papilares) são muitas vezes curados com uma simples (ou completa) terapia cirúrgica. Varia de paciente para paciente e de cancro para cancro. Esta decisão será tomada entre o cirurgião, e o paciente.

Nódulos da tiróide

Sintomas de nódulos da tiróide

A maioria dos nódulos não causa sintomas. São geralmente encontrados em pacientes que sentem uma protuberância na sua garganta ou a vêem no espelho. Ocasionalmente, um membro da família ou amigo irá notar um caroço estranho no pescoço de alguém com um nódulo de tiróide. Outra forma comum na qual os nódulos da tiróide são encontrados é durante um exame de rotina por um médico.

Ocasionalmente, os nódulos podem provocar dor, e ainda mais raro é o paciente se queixar da dificuldade de deglutição, quando um nódulo é grande o suficiente e posicionado de tal forma que impede a passagem normal dos alimentos através do esófago (que está por trás da traqueia e tiróide).

Ocasionalmente, os nódulos da tiróide são encontrados quando o paciente é submetido a uma tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultra-sonografia do pescoço por algum outro motivo (como a doença da paratiróide, doença da artéria carótida, ou dor na coluna cervical). Nódulos da tiróide encontrados desta forma (por acidente) têm a probabilidade de 1% de serem cancerígenos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.