Como melhorar a qualidade de vida

Segundo os dados recolhidos pelo Ministério da Saúde, as doenças causadas pelos maus hábitos e pela má qualidade de vida conseguem matar um número maior de pessoas, que a própria violência e o transito.

Entre essas doenças causadas pelo estilo de vida está a diabetes, a hipertensão, o enfarto, a obesidade e o derrame entre outras doenças graves que trazem sequelas ou diversas limitações ao decorrer da vida.

Quem é sedentário precisa começar a se preocupar em mudar seus hábitos, ou seja, as pessoas que não praticam exercícios físicos e que não costumam ter uma alimentação saudável precisam rever seus hábitos, para que não corram o risco de adquirirem essas doenças ao longo de suas vidas. Os fumantes e os que bebem exageradamente também correm riscos grandes de adquirirem doenças gravíssimas, que podem levar a óbito, mesmo que procure manter uma alimentação mais saudável.

 

 

Veja 5 formas de como melhorar a qualidade de vida

A alimentação saudável é muito importante para que a pessoa comece a melhorar a qualidade de vida. É o primeiro bom habito que deve ser seguido diariamente. Uma alimentação saudável consegue deixar a pessoa bem humorada, trazer todos os nutrientes necessários para melhorar o metabolismo, manter a boa forma física, melhorar o raciocínio e trazer diversos outros benefícios a vida da pessoa.

Outro fator importante para manter a qualidade de vida é a prática de exercícios físicos. Afinal não adianta nada se alimentar bem, se não colocar o corpo em movimento para se manter saudável. Com a boa alimentação, a disposição melhora e a pessoa ganha uma vontade maior para começar a exercitar-se frequentemente através de caminhadas, aeróbicas, desporto, na academia ou em simples tarefas diárias, como subir escadas ou deixar o carro em casa para ir buscar o pão na padaria da esquina.

Por outro lado, o corpo precisa descansar muito bem para que acorde renovado e cheio de disposição. Uma boa noite de sono consegue melhorar a qualidade de vida de forma significativa e podemos até dizer que prolonga a vida de uma pessoa. O ideal é dormir pelo menos 5 horas por dia sem interrupções para manter o corpo em total equilíbrio, caso contrário poderá sofrer fortes impactos no metabolismo.

Mantenha a mente ativa, por exemplo, através de leituras de diversos livros, jogos de cartas, palavras cruzadas, jogos de tabuleiro, que além de divertir conseguem manter a mente em bom funcionamento. Com isso reduzirá o risco de demência na velhice e o Alzheimer.

Outra boa forma de melhorar a qualidade de vida, a saúde do corpo e da mente é ter mais contato com a natureza. Sempre que puder visite parques naturais, com diversas árvores e pássaros. Aproveite para meditar e relaxar, assim todo o estresse e tensão do dia a dia é amenizado. Essa é uma ótima alternativa para pessoas que passam muito tempo dentro do ambiente de trabalho e para pessoas que estão se sentindo muito estressadas, afinal o estresse afeta não apenas a qualidade de vida, mas também toda a sua saúde.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.