Como fazer uma alimentação vegetariana

Deve em primeiro saber que tipo de alimentação vegetariana é que vai adoptar. Por exemplo a dieta ovo-lacto-vegetariana é um regime alimentar composto por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação. O lacto-vegetarianismo é uma dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Normalmente esta dieta é seguida pela população indiana. O ovo-vegetarianismo é uma dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne. E por fim há o vegetarianismo estrito que é uma dieta composta unicamente por alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos estritos não comem, qualquer tipo de carne, ovos, lacticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.

Ao fazer a escolha do tipo de regime alimentar a adoptar, deverá depois fazer uma compensação em relação aos alimentos que são excluídos nessa dieta, de modo a fazer a substituição desses alimentos por outros que contenham as mesma proteínas para que a dieta seja a mais equilibrada possível do ponto de vista nutricional.

Existem 4 grupos de alimentos que ajudam a fazer essa compensação. As leguminosas como por exemplo ervilhas, feijão, lentinhas, os frutos secos, os cereais como por exemplo o trigo e o arroz, a fruta e legumes e os lacticinios. Para que a dieta seja equilibrada, deve incluir todos os dias um elemento diferente pertencente a cada um dos grupos. Se a dieta escolhida não incluir alimentos derivados do leite, coma vários tipos de legumes verdes como bróculos, couves de bruxelas e espinafres, de modo a incluir fontes de cálcio e ferro na sua alimentação.

Existem também ao seu dispor variados livros de receitas vegetarianas com diferentes pratos para que a seu regime alimentar seja o mais nutritivo possível, dando alguns alguns conselhos e sugestões para que possa cozinhar de uma forma prática e agradável. Nestes livros é normal que contenham também algumas receitas típicas do Oriente, onde a cozinha vegetariana é mais tradicional e conhecida. Nestes pratos as ervas aromáticas e especiarias são muitas vezes usadas para tornar este tipo de refeições mais saborosas e apetitosas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.