Como evitar a ansiedade

A ansiedade e o medo são emoções tão corriqueiras que, se procurar no dicionário, vai encontrar uma grande quantidade de sinónimos para as mesmas.

Uma das principais diferenças entre o medo e ansiedade, é que no primeiro caso se trata de uma reação que acontece em resposta a um perigo real, enquanto que o segundo acontece mesmo que não haja qualquer perigo real.

A ansiedade é uma espécie de estado emocional que tem muitas coisas em comum com o poderoso medo, e que pode trazer um desconforto físico muito forte. Esta tem capacidade para mostrar-se nas mais variadas formas, como por exemplo em ataques de pânico ou fobias.

Veja algumas dicas e conselhos para conseguir evitar a ansiedade.

 

 

Dicas para evitar a ansiedade

  • Tente relaxar sempre que conseguir. Existem muitas técnicas de relaxamento eficazes quando se trata de sintomas ansiosos. Experimente fechar os olhos e percorrer toda a musculatura presente no corpo, contraindo-a e relaxando-a da melhor forma possível. Tente começar pelo pé e passe de uma forma gradativa para outras partes do seu corpo até conseguir chegar à cabeça.
  • Respire de uma forma correta. A respiração é algo que fazemos de uma forma automática, no entanto, muitas pessoas não sabem que isto está relacionado com a ansiedade. A respiração ansiosa é extremamente curta, e concentra-se principalmente no peito. Se estiver a sofrer deste problema, é muito importante que consiga aplicar uma respiração completa e profunda.
  • Tente praticar desporto ou simplesmente fazer uma caminhada no seu dia-a-dia, estes são recursos completamente gratuitos que podem ajudar na diminuição da ansiedade e do stress. Não perca mais tempo, comece já a praticar desporto pelas manhãs. No entanto, nunca exagere.
  • Informe-se mais sobre as técnicas meditação, estas podem possuir uma grande utilidade, principalmente no controle da ansiedade. A meditação pode ser Zen-Budista, Yoga ou religiosa, esta consegue orientar a experiência do momento presente.
  • Observe os seus pensamentos de uma forma profunda. Pode ter a certeza que a maioria das pessoas que sofrem de ansiedade possuem frequentemente pensamentos catastróficos relacionados com todas as situações. Tente sempre pensar de uma forma realista.
  •  Tente evitar café, coca cola, cigarros e outros estimulantes. Estas são algumas das substâncias que possuem a função de aumentar a ansiedade e criar grandes ataques de pânico. Entretanto, o momento em que se inicia um tratamento para a ansiedade, não é o momento ideal para deixar os cigarros, pois a parada repentina poderá piorar ainda mais a mesma.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.