Como emagrecer com exercícios físicos

Se nunca praticou exercício físico, comece devagar, evoluindo gradualmente.

Não comece logo intensivamente, pois o mais importante é mesmo a consistência dos exercícios que vai praticar. Assim, a intensidade dos exercícios físicos deverá manter-se entre 65 a 80% da sua frequência cardíaca máxima.

Os especialistas recomendam, pelo menos, 30 minutos de exercício físico de intensidade moderada todos os dias ou três vezes por semana. Para uma perda de peso substancial, recomenda-se no mínimo uma hora diária.

Nunca deixe de prestar atenção à sua hidratação. Quando sentir sede, já será tarde de mais, uma vez que já começou a desidratação. Procure beber entre 150ml a 350 ml de água a cada 15 ou 20 minutos de exercício.

 

Os exercícios podem ser aliados da sua dieta para perder peso se feitos de forma correta. Para isso, alguns professores de educação física recomendam as seguintes dicas:

  1. Faça 60 minutos de exercícios por dia em 5 dias da semana: o Colégio Americano de Medicina Desportiva recomenda a realização de 300 minutos semanais de atividade física para a perda e manutenção de peso. O que representa 60 minutos de exercícios diários, cinco vezes por semana.
  2.  Alterne atividades de alta e baixa intensidade: A melhor maneira para estimular é alternar atividades físicas de alta intensidade e curta duração – como uma corrida intensa – com atividades de baixa intensidade com longa duração – como uma caminhada ou corrida leve.
  3. Varie os exercícios: diversifique os treinos, evolua-os conforme o seu organismo se for acostumando com os estímulos.
  4. Faça musculação: é uma ótima arma na ajuda do emagrecimento. O ganho de massa muscular faz com que o nosso organismo gaste mais calorias para se manter.
  5. Faça caminhadas: é uma das melhores formas de começar a praticar desporto. Ela queima calorias, estimula a musculatura e o sistema cardiorrespiratório e pode ser feita em qualquer lugar.
  6. Faça exercícios para o corpo todo: quanto maior o número de músculos envolvidos mais calorias serão gastas.
  7. Consulte um médico: antes de iniciar um programa de atividades físicas, procure um médico para saber se o seu organismo está preparado para o esforço.
  8. Combine dieta e exercícios: a melhor maneira de emagrecer com saúde é unir a prática regular de atividades físicas com uma alimentação saudável.
  9. Procure um professor de educação física: é o único capaz de orientar, prescrever e evoluir de forma segura um programa de treino. Uma boa orientação acelera os resultados e reduz a hipótese de desistência.

Para praticar em casa

Pode fazer exercícios físicos em casa:

  • Peitorais: Deitada/o no colchão, segure dois halteres, deixe o seu braço apoiado no chão à altura do ombro com os cotovelos flexionados a 90º do chão. Suba os braços estendendo os cotovelos, aproximando os pesos sem deixar que se choquem. O braço deve estar voltado para suas pernas
  • Abdominais: Deitada/o no colchão, com as costas para baixo, flexione as pernas para apoiar os pés no chão. Suba e desça o quadril lentamente. Na subida, vá só até seu quadril ficar reto. Na descida, aproxime os glúteos do chão, mas não deixe encostar e suba logo. De barriga para baixo, apoie os cotovelos e os antebraços no chão e eleve seu corpo mantendo-o como uma prancha por 20 segundos. Preste atenção, o corpo deve ficar totalmente reto. Repita 4 ou 5 vezes o exercício por 20 segundos.

 

Faça uma dieta equilibrada e com estes simples exercícios físicos vai conseguir emagrecer sem problemas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.