Como cozinhar alimentos em óleo bem quente

Como fritar

Para obter bons fritos, utilize uma frigideira funda com rede ou, se possível, uma fritadeira eléctrica com termostato incorporado para regulação ela temperatura. A temperatura ideal para a maioria das frituras é de 19°C. Se não possui fritadeira com termostato, deite um cubo de pão no óleo, se a temperatura estiver correcta, o pão ficará alourado em 1 minuto.

Encha a frigideira até um terço com óleo alimentar de boa qualidade, como, por exemplo, de girassol ou de milho, e aqueça-o em lume brando. Os tempos de fritura variam consoante o tamanho e o tipo de alimento. Para os alimentos que contêm ingredientes previamente cozinhados, como, por exemplo, croquetes, conceda 2-3 minutos. As batatas em palitos precisam de 3 a 5 minutos, e as batatas às rodelas, ficam fritas em 4-6 minutos. Na maior parte, os alimentos, com excepção do peixe, podem ser fritos sem qualquer revestimento. Pode  passa-los por  farinha, ovo ou pão ralado. Frite o peixe durante 5-10 minutos e o frango cerca de 15 minutos.

Fritura tradicional chinesa

Se quiser experimentar a forma tradicional chinesa de cozinhar alimentos, utilize uma pequena quantidade de óleo, 2 a 3 colheres de sopa, numa frigideira funda sobre lume forte. Trata-se de um processo muito rápido de fritar alimentos, carne ou legumes, cortados em fatias finas ou em cubinhos. Sobre o óleo bem quente deite os temperos, alho, gengibre, cebolo. Espere 1 minuto, mexendo com uma espátula ou colher de pau de cabo comprido. Adicione os ingredientes cortados e por fim adicione molho de soja ou caldo de carne, mexendo sempre. Os alimentos devem ficar bem cozinhados, estaladiços e de cor viva.

Como fritar batatas de forma tradicional

Para que as batatas fritas fiquem bem douradas e estaladiças, seque-as com papel absorvente para evitar que o óleo borbulhe e salpique. Coloque-as na rede, mergulhe esta no óleo aquecido e deixe fritar durante 1 a 6 minutos. Retire a rede da fritadeira e coloque as batatas sobre papel absorvente. Aqueça de novo o óleo e frite as batatas segunda vez durante 1 a 2 minutos.

Como preparar um Polme

É uma preparação culinária utilizada na fritura de determinados alimentos. Consiste numa massa de consistência mole, com a qual se envolvem os alimentos antes de os fritar.

Ingredientes:

  • 115 g de farinha simples ou com fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • 150 ml de leite

Preparação:

Peneire a farinha e o sal para dentro de uma tigela. Com uma colher de pau. faça um buraco no meio da farinha e deite o ovo ligeiramente batido. Lentamente, deite metade do leite sobre a farinha, misturando gradualmente até a mistura ficar homogénea e sem grumos. Acrescente o resto do leite, mexendo continuamente até fazer bolhas.

Passe o peixe ou o frango já cortado em farinha temperada, depois no polme e frite em seguida. Se se tratar de outro alimento, como rodelas de maçã, por exemplo, passe só pelo polme.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.