Combater lesões do frio

O que fazer numa situação de emergência

Quando está muito frio e as temperaturas estão muito baixas, as zonas do nosso corpo mais expostas podem ser atingidas, pois o frio faz com que estas partes do corpo como o nariz, as orelhas, as faces e o queixo arrefeçam mais facilmente, fazendo com que a circulação do sangue seja menor. Sente-se um ligeiro formigueiro que depois se torna mais intenso provocando dor, a pele fica rija e com uma cor arroxeada ou azul. Se não fizer nada para evitar este tipo de sintomas, estas zonas do corpo perdem a sensibilidade e deixa-se de se sentir o frio e a dor. Pode correr o risco de vir a contrair gangrena.

Para combater lesões do frio, deve abrigar-se num local seco e longe de correntes de ar. Depois livre-se de todas as roupas que cobrem essa área, como também os anéis e relógios para que não fiquem em contacto com a pele atingida.
Deve procurar aquecer as zonas afectadas com as mãos, sem esfregar. Não exponha essa zona a fontes de calor.  Ao fazer circular o sangue, poderá ficar com algumas bolhas. Estas não devem ser furadas nem aplique nenhum creme ou medicamento. Se conseguir pode usar um pano, casaco ou manta para cobrir a zona. Depois deve ir imediatamente ao hospital para ser visto por um médico



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.