O que é a Osteoporose?

A Osteoporose

A osteoporose é uma doença que exerce uma influência negativa no esqueleto humano. A sua fragilidade e risco de fractura são sintomas constantes neste tipo doença. O esqueleto humano é composto por uma estrutura óssea com diversas funções. Esta estrutura óssea ajuda em funções muito importantes como locomoção, mas também age como protecção do cérebro, pulmões e coração. É também um reservatório de sais minerais como o cálcio. Porém a função mais afectada com a osteoporose é a função mecânica de locomoção.

No quotidiano, o nosso corpo pode sofrer alguns traumatismos de pouca importância. Se a estrutura óssea for saudável esta deverá resistir sem fracturas. Mesmo as quedas mais graves nos jovens por norma não deverão ter consequências graves pois a estrutura óssea é nesta altura bastante forte e consegue resistir facilmente este tipo de traumatismos.

A osteoporose e as mulheres

Contudo esta doença surge com a idade e é mais comum nas pessoas idosas, sobretudo nas mulheres. As mulheres são mais atingidas por esta doença do que os homens, pois com a menopausa os níveis de estrogénio é reduzido drasticamente. Devido a isso os ossos passam a incorporar menos cálcio que é fundamental na formação do osso, tornando o esqueleto mais frágil. Para cada quatro mulheres, somente um homem desenvolve osteoporose.

Progressão

A osteoporose progride de forma lenta e os seus sintomas são silenciosos. Se não forem feitos exames e diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evolução retardada por medidas preventivas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.