Carateristicas medicinais da Erva-de-santa-bárbara

erva-de-santa-barbara

Erva-de-santa-bárbara

Barbarea vulgaris R. Br.
Erva-dos-carpinteiros Bras.: agrião-da-terra
Cruciferas

Esta planta foi consagrada ao culto de Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros, dos mineiros e de todas as corporações que se expõem aos perigos da pólvora e do fogo. Efectivamente, as suas folhas curam muito bem feridas, pelo que os carpinteiros antigos a utilizam frequentemente em cataplasma.

É uma crucifera vivaz, com pequenas flores amarelo-douradas que desabrocham durante todo o Verão e encontram-se em toda a parte onde haja humidade e frescura. No Outono, a erva-de-santa-bárbara mantém-se verde, mesmo sob as primeiras neves, e até pelo menos ao dia 4 de Dezembro, festa da santa sua padroeira. O sabor da planta assemelha-se ao do agrião, pelo que foi durante muito tempo cultivada nas hortas com o nome de agrião-da-terra. Deve ser utilizada fresca, pois a secagem elimina a sua actividade. Com a erva-de-santa-bárbara pode fazer-se uma salada de gosto levemente amargo ou um caldo. As suas folhas são consideradas medicinais, sobretudo devido ao seu elevado teor de vitamina C. As sementes, esmagadas e maceradas em vinho branco, produzem uma excelente bebida diurética.

Habitat: Europa; em Portugal, nos terrenos húmidos do Douro ao Mondego, bermas dos caminhos pedregosos, margens arenosas, slos argilosos, húmidos, azotados; até 1500 m.

Identificação: de 0,30 a 0,60 m de altura. Bienal, polimorfa, caule verde, erecto, canelado, quase glabro, folhoso; folhas lisas, brilhantes, oleosas, divididas em segmentos desiguais, tendo as inferiores lóbulo terminal arredondado, as superiores simples, fendidas, sésseis; flores amarelo-vivo (Abril-Junho), em cacho terminal bastante grande, sépalas erectas e caducas; síliqua erecta, com 2 valvas contendo cada uma 2 fileiras de sementes. Cheiro suave; sabor vagamente semelhante ao do agrião.

Partes utilizadas: folhas frescas, sementes; quando seca, perde as suas propriedades.

Componentes: vitamina C

Propriedades: aperitivo, detersivo, vulnerário.

Usada no tratamento: escorbuto, ferida, gota, litíase, úlcera cutânea.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.