Benefícios e Inconvenientes do café

O café provém de grãos de café torrados e triturados. Os grãos de café são as sementes da árvore Coffea arabaica ou Caffea robusta, é uma planta de origem da Etiópia pelo a qual veio para Portugal no século XVII. A bebida de café é uma bebida bastante aromática e estimulante devido à presença de elevado teor de cafeína. Devido à propriedade estimulante do café ajuda à diminuição de cansaço ou fadiga e permite aumentar o estado de alerta contudo tem efeitos nocivos se consumir em excesso. Normalmente em média as pessoas bebem cerca de2 a 3 cafés por dia, de manha, ao meio dia e à noite,  o que é o suficiente para provocar um bom efeito estimulante. De manha ajuda a acordar e a desenvolver as tarefas do dia, e à noite ajuda para quem quer trabalhar ou estudar até mais tarde.

O café além de estimulante é uma autêntica droga devido ao sua elevada quantidade de caféina, e cumpre todos os requesitos determinantes da toxicomania, pelo o facto de criar dependência, aumenta a necessidade de aumentar o consumo para obter o mesmo efeito ou seja produz tolerância, também torna-se nocivo para o organismo.  Às pessoas que são mais sensíveis, o café causa transtornos ao estado emocional (irritabilidade, ansiedade), alterações no sono e  dores de cabeça.

Aos consumidores de café a aumenta a probabilidade de riscos cardíacos (enfarte, arritmias), osteoporose (o café favorece a perda de cálcio pela urina), hipertensão arterial (quando se deixa de consumir café diminui a pressão arterial), provoca acidez de estômago (aumenta a produção de ácidos no aparelho digestivo). Entre outros problemas que são agravados ou por consequência provocados pelo consumo de café.

O único nutriente que podemos encontrar em maior quantidade e significativa numa chávena de café é o açúcar quando nós o adicionamos.

Curiosidade: o óleo característico do café, é o que dá o sabor típico (essência), mas que é o torna irritante para as mucosas do intestino e do estômago.

Por vezes ouvimos alguém dizer que o café já não faz nada! Contudo, mesmo que não sintamos qualquer efeito recorrente da ingestão do café é sempre importante não esquecer que a substância está lá e não convém abusar para o bem da nossa saúde.



1 Comentário to “Benefícios e Inconvenientes do café”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :