Análise dos óleos essenciais

Quero o óleo natural, não adulterado, sem aditivos, sem lacunas. Isto não é fácil de obter, porque muitos plantadores e negociantes ainda não ouviram falar nos óleos essenciais para o tratamento da saúde. Eles estão habituados a alterar o equilíbrio natural dos componentes químicos do óleo para produzir um produto padronizado para as indústria da perfumaria ou alimentar. Uma vez que ainda existem grandes mercados para óleos essenciais, os seus requisitos controlam a produção.

A comercialização dos óleos essenciais

Viajei por toda a índia para pesquisar a utilização da massagem e dos óleos essenciais na prática ayurvédica (a me­dicina indiana). Nas minhas viagens conheci inúmeros representantes da indústria da perfumaria, alimentação e condimentos que insistiram que os seus produtos padronizados eram óleos essenciais. Até se ofereceram para mos fazer por encomenda!

Por vezes, descubro que os óleos foram adulterados visando os interesses da comercialização duvidosa. É possível pegar num ingrediente barato e facilmente disponível de um óleo e juntá-lo a outro. A pretensão de se ter um óleo essencial puro ainda pode ser feita. Um composto adicionado só pode ser detectado por um «nariz» apurado.

Felizmente para a aromaterapia, foi criado nos últimos anos, em Londres, um organismo oficial, o Aromatherapy Trade Council. Tem como função vigiar a rotulagem dos óleos essenciais e ajudar na propagação do correto de­sempenho de funções por parte dos fornecedores.

óleos essenciais2

Análise dos óleos essenciais

Cada óleo essencial contém uma centena, ou mais, de compostos químicos naturais. A composição de um óleo está diretamente relacionada com os seus efeitos benéficos ou riscos. Este conhecimento permite-nos escolher o óleo que esteja mais indicado para determinada situação.

A variação nas espécies, bem como alterações nas condições de crescimento e climáticas, podem alterar a composição de um óleo. A composição química também é diferente em várias plantas e varia entre espécies e mesmo híbridos da mesma espécie.

A forma habitual de determinar os componentes químicos de um óleo é através de um dispositivo chamado cromatógrafo gasoso-líquido. Com este aparelho, a maioria dos fornecedores de bons óleos podem fazer uma leitura de cada lote de óleo, uma informação que, juntamente com a data de produção, não se encontra normalmente disponível para os consumidores. Contudo, alguns fornecedores de renome de venda por catálogo poderão fornecer estas informações a pedido.

óleos essenciais3

Como comprar óleos essenciais

Se optar por comprar óleos essenciais numa loja, o melhor é ir a uma especializada em produtos naturais, tais como lojas de comida macrobiótica, e não a locais que vendam cosméticos perfumados ou artigos de beleza. Procure óleos essenciais puros, não misturas que já trazem óleo vegetal a servir de «veiculador» do óleo essencial. Deve comprar óleos em frascos com conta-gotas, de vidro escuro, com tampa de enroscar. Deve mantê-los apenas por um período de dois anos, num local fresco, escuro, longe do alcance das crianças.

Dez óleos são suficientes para uma cura básica e de primeiros-socorros em casa. Existe também uma vasta gama de óleos suplementares que pode juntar à sua coleção, embora a sua utilização terapêutica esteja menos clarificada do ponto de vista científico. Esta gama inclui óleos tais como o patchul i (Pogoslemoii palchouli) e veli veria (Vetiveria zizanioides). Existem diversas variedades de plantas, como o manjericão e o tomilho, que contêm óleos com diversas propriedades, mas isto torna-os complexos para a utilização caseira. Uma vez que ainda é difícil identificar óleos de uma determinada espécie de, por exemplo, alfazema ou eucalipto, e como é quase impossível saber as proporções exatas de químicos contidos no frasco que comprou, darei um guia geral de ingredientes dos óleos essenciais comummente disponíveis e sobre os seus métodos e utilizações terapêuticas nos próximos artigos.

Para o tratamento de queixas mais sérias de saúde, deve ser consultado um aromatologista credenciado.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :