Ambiente e qualidade de vida

A sustentabilidade ambiental é toda a ação dos seres humanos que visam suprir as suas necessidades diárias, sem comprometer o meio ambiente. Ou seja, é o uso consciente dos recursos naturais para evitar o desperdício e para evitar que as gerações futuras tenham a qualidade de vida comprometida.

Toda pessoa ou instituição considerada sustentável sempre toma certas medidas para consciencializar ou para combater o desperdício de água, o desperdício de alimentos, o desmatamento desenfreado, queimas, o desperdício de energia elétrica ou qualquer outra atitude que comprometa o meio ambiente.

 

 

Com a irresponsabilidade de todos, surgiu a necessidade de consciencializar e lutar contra qualquer tipo de dano causado a natureza e ao importantíssimo ecossistema. Desta forma ganhamos a esperança de que sempre exista água potável, plantas, árvores, várias espécies de animais e muitos solos férteis para que as nossas necessidades sempre sejam supridas. Mas, para que isso seja possível, é preciso que vários cuidados diários sejam feitos por todos nós. Temos de aprender a usar os recursos naturais com total responsabilidade para que nunca faltem.

Pequenas mudanças

Através de pequenos cuidados e simples hábitos é possível utilizar os recursos naturais de forma responsável e inteligente, são ações que se forem feitas diariamente conseguem diminuir significativamente o impacto negativo ao meio ambiente. Se fechar a torneira enquanto escova os dentes, se tomar um banho rápido, se fechar bem as torneiras, se varrer a calçada ao invés de lavar com a mangueira, se evitar lavar o carro com a mangueira, se usar a energia elétrica apenas quando necessário, se reciclar e se separar o lixo corretamente para que tudo que é reciclável seja reaproveitado, estará contribuindo para que seus filhos e netos tenham uma boa qualidade de vida.

Existem outros métodos que diminuem ainda mais o impacto causado no meio ambiente. O investimento em sistemas de energia limpa e renovável  como a energia eólica, a solar, a geotérmica e a hidráulica  também evitam que o meio ambiente seja afetado, pois conseguem evitar o consumo de combustíveis fósseis e com isso diminui a emissão de CO2 (gás carbônico). O CO2 contribui para o aquecimento global, ou seja, contribui para que o planeta sofra com o efeito estufa.

A reciclagem também é algo muito importante que precisa ser feita para evitar que os animais sejam afetados, é importante para evitar que o nosso solo seja prejudicado e também para deixar o nosso planeta mais limpo. É possível reciclar a partir de casa, separando o lixo que pode ser reaproveitado ou até mesmo modificando as embalagens e fazendo objetos que podem se tornar úteis em nosso dia a dia. As empresas privadas também estão se consciencializando e fazem a separação de todo o lixo corretamente para que sejam reutilizados. Desta forma contribuem para a diminuição do lixo que polui o meio ambiente.

Se todos ou boa parte dos seres humanos se consciencializarem e começarem a ter atitudes sustentáveis, é possível garantir a boa qualidade de vida de todo o planeta por um tempo muito mais longo, mas se tudo continuar do jeito que está será impossível assegurar que os recursos naturais sempre existam.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :