As melhores cidades brasileiras para viver

Todos queremos morar em uma cidade que traga maior tranquilidade e ofereça uma vida melhor, nas mais diversas áreas.

Por isso, sempre devemos buscar várias informações sobre os locais que consideramos a possibilidade de ir morar. É importante escolher uma cidade que ofereça maior segurança, uma boa educação nas escolas para as crianças, bons empregos e um bom atendimento na área da saúde, para manter a tranquilidade de toda a família.

Para definir as melhores cidades brasileiras para viver, o ranking IFDM feito pela Firjan, sempre publica um estudo realizado em todos os municípios brasileiros. O estudo preocupa-se em acompanhar o desenvolvimento social, econômico e humano em cada um desses municípios.

A base da pesquisa é a geração de empregos, os salários, a taxa de matricula escolar, o número de desistências nas escolas, número de alunos nos cursos superiores, o índice do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a quantidade de consultas de pré-natal, número de óbitos com definições confusas e óbitos infantis que poderiam ser evitados.

A maior parte dos municípios com melhor índice de desenvolvimento estão localizados na região Sul e Sudeste do Brasil e os piores municípios estão localizados no Nordeste e Norte do país. Mas, é interessante destacar que o Nordeste do país apresentou um índice elevado de crescimento em apenas 10 anos e, se compararmos com as outras regiões, o crescimento está bem mais acelerado.

 

 

Conheça um pouco mais sobre algumas das melhores cidades para viver no Brasil

  • Indaiatuba: Obteve um desenvolvimentos rápido e hoje é considerada a melhor cidade para viver no país (segundo o ranking IFDM). Concentra diversas indústrias e tecnologias, possui um grande parque industrial com grandes empresas como a Toyota Motor do Brasil, Unilever o centro tecnológico da Ericsson. Mesmo assim garante a tranquilidade da vida interiorana e mantem a qualidade de vida de seus moradores.
  • São José do Rio Preto: A economia é baseada em prestações de serviços, em comércios, nas indústrias e também na agricultura. Também possui um importante aeroporto. A taxa de mortalidade infantil é baixa, taxa de escolaridade satisfatória e garante uma ótima qualidade de vida. A temperatura média durante o ano é de 23 °C típica da área tropical de altitude.
  • Itatiba: Cidade em constante crescimento e desenvolvimento mas nunca perde sua personalidade e esbanja história nas ruas e prédios mesmo em meio ao modernismo. Possui a tranquilidade de uma cidade interiorana mas possui muita ambição para crescer. A economia da cidade está ligada as indústrias em constante expansão.
  • Barueri: Abriga diversas escolas públicas de qualidade e garante ensino até mesmo aos alunos de regiões próximas. Muitas dessas escolas possuem laboratórios, bibliotecas, teatros, auditórios, salas de informática e diversos outros recursos importantes para um bom aprendizado. A cidade possui pelo menos uma biblioteca por bairro para o publico com acesso a internet, também é possível encontrar boas faculdades como a Fatec Barueri. É em Barueri que podemos encontrar um dos centros financeiros mais importantes de São Paulo e também um importante pólo empresarial no país.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.