► Natureza      ► Truques Cozinha      ► Produtos Naturais      ► Receitas Rápidas      ► Viver com Qualidade

Alface – Benefícios na Saúde

 

Indicações de utilização

A alface constitui um bom antiácido no estômago e no sangue. Contudo, a grande propriedade atribuída à alface é o efeito calmante e sonífero, pelo que está indicada no caso de insónias. São ainda recomendadas às mulheres que desejam ficar grávidas e a grávidas que tiveram toxoplasmose, dado que são uma boa fonte de folatos (substâncias que ajudam a evitar anemias dado intervirem na formação dos glóbulos vermelhos e brancos, e também são necessários para a síntese de ADN para formar novas células).

Propriedades medicinais da alface

A alface apresenta reduzido valor calórico e quantidades significativas de carotenóides (antioxidantes), para além da presença de oligoelementos (minerais como o zinco, cobre e manganês). A alface é a verdura mais rica em contributos de nutrientes. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A. As alfaces caracterizam-se por serem especialmente úteis numa dieta de emagrecimento, dado que contêm uma boa fonte de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade. A alface é também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. A fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir mas que tem a excelente propriedade de diminuir o nosso contacto com eventuais carcinogénios pois acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior.

Modo de utilização

Pode ser ingerido por forma de saladas ou sob a forma de chá.

Efeitos secundários possíveis

Não tem efeitos secundários relevantes conhecidos.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • benefícios da alface
  • alface beneficios
  • alface é bom pra que
  • beneficios do alface
  • alface é bom para que

Artigos Relacionados:

Se gostou do Artigo:
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos
Escrito por Bem Estar em Alimentos e Nutrição, Nutrientes
22 Comentários

Tags: , , , ,

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

22 pessoas comentaram a mensagem “Alface – Benefícios na Saúde

  1. Anacleto Fernandes diz:
    Apesar das vantagens apontadas ao consumo da alface, permitam-me alertar também, para os eventuais malefícios causados ao fígado, pelo seu consumo em quantidades excessivas
  2. wilson santos diz:
    Gostei bastante do suscinto artigo sobre “Alface – Benefícios na Sa[úde. Porém, preoucupou-me o comentário do sr. Anacleto Fernandes alertando para os malefícios do alface ao nosso fígado, visto que sou um assíduo consumidor de alface.Assim, solicito do sr Anacleto Fernandes, por favor, ou de qualquer outro(a) companheiro(a) internauta informações complementares sobre os malefícios do alface ao nosso fígado. Grato.
  3. João Manuel diz:
    Os malefícios da alface relativamente ao Fígado, parece-me que não passam de uma lenda. É verdade que os excessos sejam do que for, são sempre prejudiciais.
    A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila; e tem a função de alcalinizar e desenvenenar o corpo — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).

    As vitaminas são importantes para o bom funcionamento dos órgãos da visão, pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e vasos sanguíneos, além de evitarem a má formação dos dentes, ajudam a combater infecções e cicatrização dos ferimentos.

  4. Alice Nogueira diz:
    Gostei muito do que sobre alface ; se possível gostaria de saber se podemos consumi-lo todos os dias . Antecipadamente agradeço . ALICE
  5. barbosa diz:
    se a alface faz mal para o figado imagina entao o vinho, que dizem que otimno para o coracao
  6. Marise Kantz diz:
    Com relação a Alface e o fígado, pode ser coincidência, mas se como salada de alface todos os dias meu fígado pede arrego! Fico enjoada e a boca fica grossa, sintomas tipicos de problemas hepáticos.
  7. priscilaine diz:
    Bom saber que o alface traz tantos benefícios assim
  8. Laysla diz:
    O alface ele ajuda com a hipertenção?
  9. Maria Sueli Andrade SILVA Reis diz:
    Quero saber se o cha de alface ,tira o efeito do anti -concepcional.obrigado.
  10. nocas diz:
    nao maria a alface nao corta o efeito dos contraseptivos
  11. alface é boa para o cerbo? será boa para estudantes?
  12. Glayci Sousa diz:
    vou comer muito…
  13. Muito bom para a saudade! gostei :)
  14. gilmar diz:
    O alface causa impotencia sexual gostaria de saber
  15. adoro alface, ainda mais sabendo desses beneficios.
  16. JORGE diz:
    Como preparar o chá de alface e quando devo tomá-lo e em que porção?
  17. Cris diz:
    Minha , nossa isso explica minha sonolocencia , que droga! agora eu me acostumei a almoçar Alface e peixe como vou mudar , bhubhua eu não gosto de arroz e feijão ahahah
  18. Trabalho à noite e não vou dormir sem antes comer umas cinco folhas de Alface,

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.