Cuidados com suplementos alimentares

Os benefícios que os suplementos alimentares trazem ao nosso corpo são muito satisfatórios e não podemos negar o bem que eles fazem ao nosso metabolismo. Contudo, é preciso que sejam usados de forma correta através da orientação de um médico nutricionista.

Nem todas pessoas têm os cuidados necessários no momento de adquirir um suplemento alimentar e nem ao menos lêem o rotulo do frasco. Isso é devido a grande exibição nas vitrines e facilidade de adquiri-las nas farmácias, nas academias e até mesmo nas lojas especializadas em desportos.

Confira, já abaixo, algumas informações e cuidados com suplementos alimentares.

Chamada de atenção

Se não tiver uma atenção maior poderá ter alguns problemas de saúde, acabando por ter um efeito contrário no corpo, pois as pessoas quando adquirem um suplemento desconhecido podem estar ingerindo substancias que vão contra todo o objetivo de melhoria. Como no caso dos atletas que não podem ingerir nutrientes que auxiliam na perda de peso ou substancias com o efeito diurético, ao invés de ingerir nutrientes para melhorar a resistência física.

Em alguns casos existem suplementos alimentares que possuem substancias anabolizantes que além de não ser algo saudável não é permitido pela Anvisa e o seu uso em atletas podem eliminá-los de algumas provas. Infelizmente essas substâncias são encontradas em boa parte dos suplementos alimentares importados e em quase metade dos nossos suplementos nacionais. O maior problema de tudo isso é que essas coisas não estão descritas no rótulo do produto dificultando ainda mais a sua identificação. A melhor forma de se prevenir contra esses produtos prejudiciais é saber qual a procedência dos suplementos, então procure saber da qualidade da marca do produto e se por um acaso mandar fazer o suplemento em laboratórios de manipulação esteja atento sobre a reputação do lugar.

O uso de anfetaminas, hormônios ou de sibutramina são totalmente prejudiciais a saúde e, mesmo que tragam resultados rápidos, poderão trazer problemas permanentes a quem os ingere.

Mesmo que a vontade de superação seja grande ou a vontade de aumentar a musculatura em curto prazo seja maior que os cuidados com a saúde, pode acabar retirando a atenção dos maiores prejuízos que essas substâncias causam.

Cuidados com suplementos

Um dos danos causados pelo uso excessivo de testosterona é a impotência sexual, o aparecimento de maior quantidade de pêlos no corpo e também o aparecimento mais acentuado de espinhas. É preciso ter em conta que muitos destes efeitos são permanentes.

Outras substâncias podem trazer deformidades em algumas partes do corpo ou até mesmo podem ser os causadores de doenças cardiovasculares.

No caso da necessidade do consumo de hormônios é indispensável que procure a orientação de um endocrinologista. Em pessoas que estão a precisar de suprir as vitaminas do corpo por causa de uma alimentação desproporcional, poderá passar por uma avaliação de um medico nutricionista.

Mas a melhor forma de suprir as necessidades vitamínicas do corpo é manter uma dieta saudável ingerindo diversos tipos de frutas, verduras e legumes frescos, com preferência para os alimentos sem agrotóxicos. Para que o corpo use os nutrientes de melhor forma faça exercícios físicos frequentemente. Poderá, por exemplo, caminhar pelo menos duas vezes por semana.

Este são alguns dos cuidados com suplementos alimentares que deverá adoptar para uma vida mais saudável.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.