Alecrim – Benefícios na Saúde

O alecrim tem como nome científico Rosmarinus officinalis. O alecrim cresce em forma de arbusto, muito comum na região do Mediterrâneo,  preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma intenso e característico, os antigos romanos chamavam-no de rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Identificação

É um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Propriedades Terapêuticas

Propriedades antioxidantes e anti-inflamatória,  ajuda na prevenção e no tratamento de problemas do sistema digestivo, tratamento dos sintomas das constipações e de estados de obstrução nasal.

Modo de utilização

Ingerido sob a forma de chá ou como condimento em saladas ou carnes;

Efeitos secundários possíveis

Devido aos óleos voláteis, o uso de grandes quantidades pode provocar vómitos e espasmos. Pessoas com hipertensão arterial, úlceras ou doença de Chron devem evitar a sua utilização frequente.

Outros usos do alecrim

Utilizada com fins culinários e religiosos. A sua essência também é utilizada em perfumaria, na produção da água-de-colónia. Quanto aos fins culinários o alecrim é utilizado para temperar carne, especialmente carnes de aves, carne de porco e enchidos. Há quem também use para temperar as batatas assadas. Os italianos usam o alecrim nos assados de carneiro, cabrito e vitela. Pode também usar esta erva em churrascos, espalhando-a sobre o carvão, dando um aroma agradável à carne. Pode-se introduzir em sopas e molhos.



1 Comentário to “Alecrim – Benefícios na Saúde”
  1. jennifer

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.