Acupuntura: Verdade ou Mito?

Em todo o mundo, milhares de pessoas encaram a acupuntura como uma prática real e alternativa às medicinas consideradas mais convencionais. Contudo, também existem muitas pessoas que pensam exatamente o oposto e que não acreditam na sua eficácia e a encaram como um mito.

Veja, já abaixo, alguns argumentos a favor e contra a acupuntura.

Será a acupuntura verdade ou mito?

Porque é que a acupuntura é considerada um mito

Muitas pessoas consideram a acupuntura um mito porque já existem tantos mitos na cultura chinesa e a maioria deles ainda está por desmistificar. Por outro lado, muitos pensam que, ainda que este tipo de prática tenha sido considerada como eficaz e real há milhares de anos atrás, isso não significa que não possa ser um mito e que os seus efeitos sejam reais nos dias de hoje.

Para muitos, quando pensam na ideia de acupuntura, vem-lhes à imaginação os antigos chineses a inventar receitas especiais, o que só serve para intensificar ainda mais a ideia de mito e algo com poucos efeitos reais. Alguns dizem que essas pessoas simplesmente não sabem do que estão a falar, como os profissionais de acupuntura na cultura chinesa, que rejeitam aqueles que dizem que esta é nada mais que um mito.

Porque é que a acupuntura é considerada verdade

Como mencionado, alguns profissionais e especialistas chineses na Ásia, assim como em outros países em todo o mundo, rejeitam a ideia de que todo o conceito de terapia de acupuntura possa ser apenas um mito. E qual a razão por detrás disto?

A principal razão, e talvez a mais importante, reside no facto destes mesmos especialistas já terem evidenciado as propriedades curativas da acupuntura. Neste sentido, e tendo comprovado os seus benefícios, sentem-se bastante confiantes para afirmar que a acupuntura não é um mito.

Por outro lado, para as pessoas que se sentem curadas através desta prática, a acupuntura é quase como um verdadeiro milagre.

“Meio termo”

Agora que ouvimos os argumentos a favor de que a acupuntura é verdade ou mito, será que se consegue chegar a um equilíbrio entre os dois? Será possível reconhecer a presença de diversos mitos na medicina chinesa, mas aceitar que a acupuntura não é um deles?

A melhor forma é mesmo experimentar a técnica de acupuntura por si mesmo e tirar as suas ilações.



2 Comentários to “Acupuntura: Verdade ou Mito?”
  1. Fernando Bernardes

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :