Exercício Físico Mesmo Após os 65 Anos

Exercicio depois dos 65 anos

Como sabe as pessoas após atingirem a idade da reforma começam a ter uma vida sedentária caso não pratiquem outras actividades. O exercício com segurança é uma actividade fundamental para  qualquer idade.   Está comprovado que as pessoas que fazem exercício físico regular  obtêm uma melhor condição física e melhorias a nível da saúde em geral.  Em pessoas de mais idade, é  muito importante introduzir o exercício físico como actividade regular para não tornar a vida sedentária e não estar mais susceptível a problemas a nível físico e mental. O exercício físico permite:

●        Diminuir 25-33% o risco de morte

●        Diminuir risco de diabetes tipo 2 entre 23-46%

●        Diminuir risco de ataque cardíaco até 34%

●        Diminuir sintomas depressivos e aumentar o bem-estar emocional

●        Diminuir os índices de mortalidade por cancro em 38%

●        Diminuir o risco de cancro do cólon em 47%

●        Diminuir a probabilidade de obesidade em mais de 50% nos rapazes e quase 40% nas raparigas

●        É 30% menos provável que os homens activos sofram de disfunção eréctil

●        Travar a ansiedade pela nicotina entre os fumadores.

Além disso o exercício ajuda a evitar quedas nas pessoas idosas porque melhora o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade. Fortalece os ossos combatendo assim a osteoporose e aumenta a massa muscular.

Antes de começar qualquer programa de actividades físicas dirija-se ao seu médico para prevenir qualquer problema de saúde que possa ocorrer definindo os limites seguros para o exercício. Caso queira sair de uma vida sedentária de longa duração, praticando exercício comece lentamente de forma gradual de modo a evitar cansaço em excesso e lesões musculares.

Como resultado as pessoas se sentirão mais relaxadas e com muitas probabilidades de perder peso (perder a gordura em excesso). Tanto homens como mulheres com 65 anos ou mais que comecem a prática desportiva melhoram a sua condição física. Com mais facilidade percorrem distâncias a pé maiores e mais rapidamente assim como levantar-se mais facilmente quando se encontram sentados ou mesmo deitados.

Faça então exercício três ou mais vezes por semana durante no mínimo 20 minutos de acordo com os limites aconselhados pelo seu médico para que a frequência cardíaca se situe na zona de treino ideal. Pode frequentar ginásios ou centros comunitários que trabalhem com pessoas idosas. Introduza como práticas desportivas a marcha rápida, jogging, a natação, o ciclismo, o remo, a dança, etc., no seu programa de exercícios. Uma das melhores actividades físicas para uma pessoa de idade é a marcha. A natação é outra actividade que não provoca stress e que contribui para a manutenção física sem exigir grandes esforços. É especialmente indicada para pessoas que sofram de artrite e de outros problemas das articulações.



2 Comentários to “Exercício Físico Mesmo Após os 65 Anos”
  1. fatima ceraze

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :