Como fazer Exercício Físico Prancha

Durante muito tempo acreditou-se que a única maneira de trabalhar os músculos abdominais fosse através dos famosos exercícios abdominais. No entanto, com o passar do tempo, foi-se descobrindo outros exercícios variados que trabalham de igual maneira, ou até melhor, a barriga. Um deles, que inclusive está presente no plano de treinos de muitas pessoas, é o exercício físico Prancha.

Hoje vamos descobrir mais a cerca dessa atividade tão benéfica para o nosso corpo.

Mas afinal o que é a prancha?

A prancha é aquele exercício de sustentação do corpo, completamente contraído, onde os únicos apoios são os antebraços e as pontas dos pés.

Quais são os benefícios dessa atividade?

Os benefícios da prancha variam dentro de várias esferas, vamos ver cada uma delas:

  1.           Força – Esta atividade fortalece de forma significativa vários grupos musculares, como os músculos do núcleo interno que suportam as articulações, os músculos reto abdominal e transverso do abdômen, que formam o exterior e interior da musculatura dessa região, os músculos estabilizadores da parte superior e inferior do corpo, que incluem os peitorais, os quadríceps, as coxas e os glúteos, além de outros grupos musculares.
  2.           Flexibilidade – A prancha também promove o aumento da sua flexibilidade uma vez que, há um alongamento de vários músculos do seu corpo.
  3.           Estética – Este exercício traz benefícios estéticos para o seu corpo, visto que trabalha todos os seus músculos, ajudando assim a aumentar e tonificar a massa muscular e reduzir a flacidez, efeitos que muitas pessoas buscam nos exercícios físicos.
  4.           Mental – Uma vez que os exercícios de prancha alongam os músculos do seu corpo, isso faz com que haja uma redução no estresse do dia a dia e uma melhora no seu humor.

Mas este exercício é tão chato e tão monótono…

Quem pensa desta maneira é porque não conhece as diversas variações desta atividade. Veja a seguir algumas das opções para quem quer ter todos os benefícios dos exercícios de prancha.

  • Prancha com abertura de braços

Deitado de barriga para baixo, com as mãos unidas a frente do corpo, estenda as pernas, unidas, e apoie a ponta dos pés no chão. Suba o corpo contraindo todos os músculos e formando uma linha reta da cabeça até os tornozelos. Em seguida, leve um braço para o lado ultrapassando a linha dos ombros, e volte, repita o movimento com o outro braço. Faça 3 séries de 15 repetições.

  • Prancha alternando apoio de braços

Comece com a posição inicial de prancha. Em seguida, coloque a palma de uma das mãos no chão, em seguida a outra, e estenda os braços de maneira a elevar o seu corpo. Depois, volte a apoiar um antebraço no chão, seguido do outro. Repita o movimento por mais 15 vezes.

  • Prancha com flexão de pernas

Deitado de bruços, com as pontas dos pés e as palmas das mãos apoiadas no solo, estenda os braços, elevando o corpo até formar uma linha reta da cabeça aos tornozelos. Em seguida, eleve uma perna de cada vez, até a linha dos quadris e volte. Faça 3 séries com 15 repetições com cada perna.

 

Experimente o Exercício Físico Prancha  e veja os resultados!



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.