A importância do exercício físico na sua saúde

Hoje em dia, a vida moderna fomenta o sedentarismo, o que segundo diversos estudos e pesquisas tem vindo a prejudicar, e muito, a nossa saúde.

Se pretende emagrecer, manter-se em forma ou apenas mais saudável, o exercício físico é absolutamente essencial.  Contudo, inserir nas suas rotinas exercício físico frequente, mas manter uma alimentação pouco equilibrada também  não irá resultar e poucos ou nenhuns resultados irá ver na melhoria da sua saúde.

Por isso, um programa de exercício físico regular deve ser sempre acompanhado de uma alimentação saudável, o que a longo prazo pode vir a ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, de osteoporose, de diabetes de Tipo 2 e até melhorar a forma como lida com o stress diário.

 

Assim, as atividades físicas são muito importantes e trazem diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Destacamos os seguintes:

  • A prática de exercício aumenta o ritmo do nosso metabolismo, ou seja, aumenta a velocidade a que o nosso corpo consegue transformar o que consumimos em energia  para ser utilizada nas nossas atividades diárias.
  • O exercício físico também é uma excelente forma de prevenir diversas doenças e problemas a elas associados. Para prevenir doenças do coração, os exercícios aeróbicos são dos mais recomendados.  Também no tratamento e prevenção de diabetes a prática regular de exercício é aconselhada, sendo necessário adicionar alguns exercícios de musculação  com pesos leves aos seus exercícios habituais. Na prevenção da osteoporose e até de alguns tipos de cancro o exercício físico é um poderoso aliado.
  • Em problemas  como dores de costas, por exemplo, fazer exercício tem um efeito preventivo: ajuda a manter uma boa postura e a adaptar melhor a determinadas alterações na coluna vertebral, que podem acontecer com o processo natural de envelhecimento.
  • Fazer exercício físico também é excelente a nível psicológico, tendo inclusive um efeito anti-depressivo. Algumas pesquisas já comprovaram que reduz a ansiedade, diminui o stress e também aumenta a autoconfiança.

Qual o melhor tipo de exercício para si?

O tipo de exercício perfeito para si vai depender de diversos fatores, entre os quais se destacam a sua forma física atual, idade e objetivos. Acima de tudo, o que precisa em primeiro lugar é de consultar o seu médico, a fim de averiguar se está bem de saúde e é capaz de aguentar o esforço físico adicional a que será submetido. Posteriormente consulte um profissional adequado sobre o tipo de exercício a fazer.

Dependendo da sua forma física atual pode optar por fazer atividade física num ginásio (com supervisão de um instrutor qualificado), como aulas de aeróbica e musculação, ou então optar por atividades ao ar livre, como jogging, caminhadas, jogar futebol ou praticar ténis, por exemplo.

 

Se não tem por norma praticar exercício e não se sente motivado para o iniciar, então a melhor estratégia é começar a implementar este de forma gradual e lentamente. Tente começar por fazer alguns passeios ao fim do dia, sair uma paragem antes do autocarro para caminhar um pouco até ao seu trabalho, passear o seu cão durante algum tempo, passar a utilizar as escadas em vez do elevador, etc. Faça um esforço por encontrar atividades físicas que lhe agradem e lhe proporcionem mais motivação para serem praticadas regularmente.

O fundamental é que se mantenha ativo. A atividade escolhida não tem importância, a menos que tenha um objetivo muito específico em mente, como tonificar alguma parte do corpo em concreto. Desde que faça exercício físico no mínimo durante 30 minutos, três vezes por semana, os benefícios para a sua saúde serão imensos.



2 Comentários to “A importância do exercício físico na sua saúde”
  1. Susan

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :