9 Benefícios do consumo de tomate

O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

Prevenção do câncer

Os tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados na redução do risco de câncer. Embora os tomates estão sendo vinculado a vários tipos de prevenção do câncer, eles são mais conhecidos pelos efeitos sobre o câncer de próstata. O fitonutriente alfa-tomatina tem sido comprovado para alterar o processo de desenvolvimento de células cancerigenas da próstata. Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens reduziu o risco de câncer de próstata em 40%. Além disso, tem uma ligaçao com antioxidante licopeno, abundante no tomate, com reduz o risco de câncer no pâncreas. O Tomate também têm sido associados com um risco reduzido de câncer de pulmão em vários estudos.

Saúde dos olhos

Pesquisas já ligaram os antioxidantes dos tomates com a redução do risco de degeneração macular. Licopeno e vitamina A tem efeitos mais positivos sobre os olhos.

Saúde do coração

O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes são os principais componentes encontrado no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação, diminuindo os níveis de colesterol e melhora os perfis sanguíneos de gordura.

Diabetes

Os tomates são uma boa fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.

Perda de peso

Dietas contendo tomates têm sido associadas à redução do risco de obesidade. Mais estudos são necessários para confirmar a ligação entre perda de peso e consumo de tomate, no entanto, o tomate é um alimento com baixo teor calórico, é um alimento rico em nutrientes que os torna um complemento saudável para qualquer programa de perda de peso eficaz.

Anti-inflamatórios

Os tomates contêm vários carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. Os vegetais com níveis elevados de antioxidantes também são considerados benéficos para a inflamação do sistema dos órgãos.

Alzheimer

Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e o aumento da função neurológica. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esta conexão.

Ricos em potássio

Os tomates são ricos em potássio, uma vitamina encontrada frequentemente deficientes na dieta humana. Níveis baixos de potássio têm sido associados com a hipertensão arterial, doença cardíaca, derrame, artrite, câncer e distúrbios digestivos.

Saúde dos ossos

Antioxidantes como o licopeno pode ser essencial na manutenção de ossos saudáveis porque ajudam a prevenir o estresse oxidativo para os ossos. Os altos níveis de potássio encontrado no tomate pode também promover a boa saúde dos ossos.

Esses são apenas alguns benefícios do tomate. Acrescente esse maravilhoso alimento à sua dieta, e tenha uma vida mais saudável.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.