Tratamentos naturais para pedras nos rins

As pedras nos rins (também conhecidas como cálculos renais) são formações à base de fosfato, sais de cálcio e até de cristais de ácido úrico.

Estas pedras que se formam podem-se fixar na zona do rim e quando se desprendem e obstruem a passagem da urina pela uretra, acabam por causar dores que, por vezes, pode ser muito intensas, denominadas de cólicas renais.

As pedras nos rins podem apresentar diferentes tamanhos e devem ser tratadas. As maiores podem exigir uma intervenção cirúrgica, enquanto as mais pequenas pode ser eliminadas pela urina.

Existem tratamentos naturais que ajudam a eliminar as pedras nos rins. Confira-os já de seguida.

Principais causas

Entre as principais causas para a formação de pedras ou cálculos renais podem estar uma alimentação muito rica em proteínas e cálcio (consumo de lacticínios), problemas de origem hormonal, metabólicos ou até lesão renal. Beber quantidade insuficiente de água por dia também pode potenciar a formação destes cálculos.

Sintomas

Enquanto os cálculos permanecem nos rins não costumam provocar dor, a menos que já sejam de um tamanho considerável. A dor surge quando se começam a deslocar através da uretra, dos rins até à bexiga, acabando por causar feridas no trajecto e retendo a urina.  Também pode causar dor ao urinar e sangue na própria urina.

Tratamentos naturais

Alguns tratamentos naturais e plantas medicinais prestam auxílio no tratamento de pedras nos rins ou cálculos renais.

É o caso da planta Quebra-Pedra (de nome científico Phyllanthus niruri L.). Esta planta tem propriedades diuréticas, aperientes (abre o apetite), analgésicas, de relaxante muscular e anti-infecciosas.

Tratamento com quebra-pedra

Prepara-se o chá por fervura durante 10 minutos, de 30 a 40 g da planta fresca, ou 10 a 20 g da planta seca para 1 litro de água. Filtre o chá para remover as folhas. Pode conservar o preparado no frigorifico até o dia seguinte. Toma-se uma chávena de cada vez, 3 vezes ao dia. (não ultrapasse as dose recomendada e evite um uso muito prolongado sem pausas).

 

Outra planta que poderá usar no tratamento de pedras de rins ou cálculos renais é o funcho, que deverá ser tomado na forma de infusão.

Tratamento com funcho

Faça a infusão com meia colher de chá de sementes de funcho moídas para uma chávena de água a ferver. Deixe repousar por cerca de 10 minutos e filtre com um coador, de modo a separar os restos de semente. Esta infusão deve ser tomada 3 vezes ao dia, uma dose igual a uma chávena de cada vez.

Medidas complementares

Adicionalmente a estes tratamentos naturais para as pedras nos rins ou cálculos renais deverá também mudar algumas rotinas, especialmente a nível de alimentação.

  • Aconselhamos que beba bastante água, pelo menos 8 copos de água por dia.
  • E que coma muita fruta fresca, especialmente melão, melancia e limão.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.