Tratamento do Colesterol

Como é feito o tratamento do Colesterol

O colesterol é um lípido (substância gorda) que circula no sangue e é essencial para muitas funções vitais, como a formação das membranas das células e de certas hormonas. Quando os níveis de colesterol no sangue são demasiado elevados, pode desenvolver-se aterosclerose — acumulação de depósitos de gordura nas paredes das artérias —, o que dificulta a circulação sanguínea nessas áreas e aumenta os riscos de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral. O fígado produz todo o colesterol de que o organismo necessita. Não se sabe por que motivo algumas pessoas têm níveis de colesterol muito acima das suas exigências, mas conhecem-se alguns dos factores que contribuem para essa situação. Um deles é uma dieta alimentar rica em gorduras saturadas, que, parece, estimula o fígado a produzir mais colesterol. Os alimentos ricos em colesterol, como fígado e gemas, também podem fazer subir os níveis de colesterol no sangue. Por vezes, existe uma forma hereditária e a doença, hipercolesterolemia familiar, pode surgir na infância. A diabetes, as doenças do fígado e dos rins, a obesidade, o alcoolismo, o tabaco e o stress também estão relacionados com níveis altos do colesterol.

Tratamento em casa

A necessidade de um estilo de vida saudável como forma de prevenção e controle dos problemas relacionados com o colesterol é indispensável. As medidas preventivas principais incluem:

Meditação e ioga Existem estudos que associam o stress ao colesterol elevado. Muitos programas de redução do risco de doença cardíaca incluem meditação, ioga e outras formas de relaxamento.

Não fumar – Um dos componentes do fumo do tabaco pode ser responsável pelo início da lesão dos vasos sanguíneos que conduz à aterosclerose. Fazer exercício físico regularmente. Pelo menos 30 minutos de actividade física sustentada 3 ou 4 vezes por semana podem melhorar a relação HDL/LDL do colesterol.

Manter o peso ideal – A obesidade aumenta os níveis do colesterol, sobrecarrega o coração e aumenta o risco de hipertensão e de diabetes. Perder 5 ou 6 kg pode fazer baixar os níveis do colesterol.

Moderação – Limite o consumo de álcool a um ou dois copos por dia, de preferência de vinho tinto. A este nível, o álcool faz subir os níveis do colesterol HDL, enquanto doses superiores anulam qualquer benefício porque lesam o fígado e outros órgãos. Limite a cafeína ao equivalente a duas ou três chávenas de café por dia. Um consumo de cafeína superior tem sido associado ao aumento do colesterol.

Outras causas de colesterol elevado– A diabetes pode elevar os níveis de colesterol, o mesmo acontecendo com certas drogas, como a isotretinoína, usada em casos graves de acne, e os esteróides anabolizantes, por vezes utilizados abusivamente por atletas.

Terapia pela nutrição

Todos os profissionais de saúde reconhecem o papel fundamental da dieta na redução do colesterol. Diminuir a ingestão de gorduras saturadas para 10% do total de calorias e aumentar o consumo de fibras são algumas das medidas recomendadas. O colesterol obtido da alimentação não deve exceder 300 mg por dia, e as gorduras devem ser sobretudo poliinsaturadas e monoinsaturadas.
As fibras solúveis (hortaliças, fruta, farelo de aveia) podem ajudar a baixar o colesterol. Também se recomendam o feijão, arroz integral, farinha de aveia, cevada, maçãs, brócolos, cenouras, bana-nas e pêssegos.
Os suplementos de vitamina E têm demonstrado elevar os níveis de HDL. Há quem defenda que 1 colher de sopa de lecitina antes das refeições ajuda a baixar o colesterol.
Alguns nutricionistas recomendam suplementos de óleo de peixe para baixar o colesterol. Estes suplementos são ricos em ácidos gordos ómega-3, mas há que ter cuidado porque, como são fluidificantes do sangue, podem causar hemorragias. É preferível comer peixes de águas frias, como halibute, atum ou salmão, uma ou duas vezes por semana.

Tratamentos médicos

O primeiro passo no tratamento da hipercolesterolemia consiste na adopção de um estilo de vida que inclua um regime alimentar pobre em calorias, colesterol e gorduras saturadas, de modo a obter-se uma redução do peso em excesso, além de exercício físico regular. Se estas medidas não forem suficientes, podem ser necessários medicamentos: Sequestrantes dos ácidos biliares. A colestiramina e o colestipol actuam nos intestinos e retêm os ácidos biliares, impedindo a sua absorção. Assim, o fígado vai buscar mais colesterol LDL ao sangue.

Medicamentos para baixar os níveis de colesterol

Ácido nicotínico ou niacina – Recomendam-se frequentemente doses elevadas desta vitamina B, pouco dispendiosa e muito eficaz, quando o colesterol não é muito elevado. O ácido nicotínico reduz a produção de VLDL pelo fígado, o que, por seu turno, diminui os níveis de LDL. Infelizmente, grandes doses podem provocar rubor e calor intensos na pele, semelhantes aos afrontamentos da menopausa. Consegue-se por vezes evitar este efeito começando com uma dose baixa e aumentando-a gradualmente ou recorrendo a formas de acção retardada.

Probucol -É tomado duas vezes por dia e pensa-se que altera a formação das LDL, levando as células a removê-las mais rapidamente da corrente sanguínea.
Alguns doentes com hipercolesterolemia hereditária tiveram que receber transplantes do coração e do fígado; o fígado transplantado parece processar adequadamente o metabolismo do colesterol.

Medicinas alternativas – As seguintes terapias podem ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue:

Fitoterapia -A capsaicina (presente na malagueta e pimenta-de-caiena), as bagas de espinheiro-alvar (pilriteiro), as groselhas-pretas, o óleo de onagra e a bodelha parecem ser úteis para ajudar a baixar o colesterol. Os benefícios do alho, cru ou em cápsulas, estão bem documentados.

Diagnóstico e exames complementares

Os níveis dos lípidos existentes são avaliados por meio de análises de sangue, que deve ser colhido em jejum. Um nível de colesterol total no soro inferior a 200 mg/dl é considerado um valor desejável para os adultos, com as LDL abaixo de 130 mg/dl e as HDL acima de 35 mg/dl. Os níveis de colesterol podem ser expressos como percentagem de HDL, ou seja, o quociente entre o colesterol total e o colesterol HDL. Uma relação igual ou inferior a 4,5 é considerada desejável. Se os níveis de HDL forem particularmente altos e os níveis cie LDL correspondentemente baixos, um nível de colesterol total no soro acima de 200 mg/dl pode não ser prejudicial.



2 Comentários to “Tratamento do Colesterol”
  1. maria do rosario duarte pimenta
  2. Mantu

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.