Tipos de Charcutaria

Podemos dividir a charcutaria em seis grandes categorias: preparações cruas, preparações cozidas (presuntos e lombos cozidos), salsichas, salsichões, salsichas tradicionais e conservas.

Charcutaria

Salchichas

As salsichas são confeccionadas a partir de carne não cozinhada, gordura animal, ervas e especiarias entre outros ingredientes. Antigamente  a  salsicha era formada  através dos intestinos de animais, recentemente e mais modernamente esta é fabricada de forma sintética. As salsichas são classificadas como produtos enchidos, não podendo ser confundidos com alimentos como o patê, pois apesar de serem também feitos a partir de carne e temperos, não são embutidos. Ao serem fabricadas as salsichas podem ser curadas ou defumadas de modo a se conservarem melhor. O preparo da salsicha é uma técnica antiga de preservação de alimentos.

Tipo de salchichas

Salsichas cozidas

São feitas com carne fresca e depois cozidas. Devem ser comidas logo após o preparo ou refrigeradas para melhor conservação.

Salsichas cozidas e defumadas

São cozidas e depois defumadas ou cozidas na fumaça. São consumidas frias ou quentes, mas precisam ser conservadas no frio para se conservarem.

Salsichas frescas

São feitas com carne que não foi previamente curada. Necessitam de conservação pelo frio e de serem bem-cozidas ou assadas antes do consumo. 

Salshichas frescas e defumadas

São salsichas feitas de carne fresca e depois defumadas.

Salchichas secas

São feitas de carne fresca e depois são secas com, por exemplo, adição de sal. São geralmente consumidas frias conservando-se por um longo tempo. O salame é um exemplo de salsichas secas.

Enchidos

A palavra enchido (Portugal) ou embutido (Brasil) abarca o tipo de alimentos que são confeccionados através do enchimento de tripas de animais que são primeiramente limpas e recheadas com vários tipos de recheios. Depois de serem recheadas, as tripas podem ser defumadas antes de serem consumidas. Os enchidos de Portugal são feitos com carne, gordura e entranhas extraídas ao fazerem a matança do porco. Depois de lavadas, as tripas são atadas na parte inferior para depois serem enchidas pela parte inferior. A carne é temperada no mesmo dia ou logo que seja possível para depois se rechear as tripas.

Tipos de enchidos: Alheira, chouriço, farinheira, linguíça, mortadela, paio, etc…



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.