Seja mais optimista!

A nossa atitude e forma como nos sentimos tem uma enorme influência na nossa qualidade de vida. Por isso, adotar uma atitude mais positiva perante a vida, não só vai tornar-nos mais felizes, como terá inúmeros benefícios na nossa saúde a longo prazo.

De facto, as pessoas mais optimistas tendem a gozar mais os pequenos momentos do dia-a-dia e a viverem menos stressados que pessoas que olham para a vida de forma mais negativa.

A perspectiva de uma vida mais saudável é também um benefício cientificamente comprovado de viver com uma atitude positiva. Em contraste, uma mentalidade negativa, pessimista tende a contribuir para um grande número de problemas de saúde, incluindo doenças imunológicas, cancro e problemas cardíacos.

Uma vida mais feliz significa, por todas estas razões, uma vida mais saudável.

Dicas para ser mais optimista

Algumas mudanças na nossa vida e atitudes podem fazer toda a diferença e ajudar-nos a ser mais optimistas perante as situações com que nos vamos deparando.

  1. Viva o dia-a-dia – Viva cada dia com intensidade. Embora possa fazer planos para o futuro, viva cada dia como se fosse o último. Desta forma vai libertar-se do passado e deixar de focar-se tanto no futuro, tornando cada dia uma experiência única e positiva.
  2. Coloque-se em primeiro lugar – Tenha em conta as suas necessidades e desejos. Deve colocar-se sempre em primeiro lugar. Pode parecer um pouco egoísta, especialmente se tem uma família a seu cargo, mas se cuidar de si em primeiro lugar vai estar mais feliz e cheio de energia para poder depois olhar pelos outros.
  3. Fuja do que lhe está a tirar a energia – Se sente-se frequentemente esgotado ou sente que tem entre mãos demasiadas tarefas, então pode tornar-se difícil manter-se optimista e feliz. Não assuma responsabilidades a mais para aquilo que realmente consegue fazer. Dedique-se àquilo que lhe dá prazer e que lhe permita aproveitar outros aspectos da vida para além dos profissionais e familiares.
  4. Siga as suas paixões – Certamente que há diversas áreas e tarefas que o deixam mais feliz, logo mais optimista. Gosta de pintar? De fazer exercício? De  passear ou tocar um instrumento? Dedique parte do seu tempo a fazer aquilo que realmente gosta e lhe dá prazer.
  5. Reúna pessoas positivas em seu redor – A forma como os outros se sentem ou comportam também tem muita influência no seu estado psicológico. Se as pessoas em seu redor tiverem uma atitude mais positiva perante a vida, certamente que o vão contagiar e irá sentir-se melhor consigo próprio e na sua presença.
  6. Ria, ria muito! – Já reparou que depois de uma boa gargalhada se sente instantaneamente melhor? Tudo fruto das endorfinas, as hormonas da felicidade.

Estas são apenas algumas dicas para ser mais optimista e começar a apreciar o dia-a-dia de forma mais natural e feliz.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.