Sabia que o clima da região em que vivemos influencia a saúde e as doenças?

O clima da região em que vivemos influencia muitos aspectos da saúde e das doenças. A níveis extremos, o clima frio acarreta a ameaça da exposição, da hipotermia e de infecções como a gripe, a bronquite e a pneumonia, enquanto que o tempo demasiado quente exerce uma pressão intolerável no coração e causa problemas de desidratação.

As pessoas mais velhas e os mais novos são os mais vulneráveis, sobretudo quando se verificam situações sazonais, como uma epidemia de gripe.

Algures no meio de tudo Isto, situa-se o clima ideal, aquele em que os Invernos são amenos e os Verões são agradavelmente quentes. Talvez a Sardenha seja o sítio perfeito. Um número considerável dos seus habitantes chega aos cem anos, nomeadamente muitos homens, o que é raro – há 13,56 centenários por cada 100 mil habitantes nesta região. Ou tente Okinawa, no Japão, onde a temperatura ronda os 20° C ou mais durante a maior parte do ano e, curiosamente, mais de 40 pessoas em cada 100 mil têm mais de 100 anos.

O factor crítico nestes sítios parece ser que muitos dos indivíduos que atingem os 80 anos continuam a viver bastante mais – esta é a fase em que somos mais sensíveis aos efeitos do clima e menos capazes de enfrentar situações difíceis. Faça já as malas!



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.