Radiações electromagnéticas , nocivas ou não?

As radiações electromagnéticas são ondas que estão presentes na transmissão de rádio, microondas, luz visível e raios X, originadas pela deslocação de partículas cheias de electricidade. Este tipo de radiações não-ionizantes é libertada pela maioria dos aparelhos electrónicos que existem hoje em dia.

Apesar de existirem alguns estudos científicos que admitam a existência de efeitos nocivos associado às radiações não-ionizantes, a sua perigosidade para a saúde ainda é uma questão polémica, pois não é possível determinar a sua dimensão nem em que condições estas radiações ameaçam a longevidade do homem.

Muitos indivíduos receiam os efeitos nocivos que podem advir da utilização de telemóveis, de microondas e cabos de electricidade, mas os especialistas desta área não crêem que as pessoas que vivem perto de cabos eléctricos ou que usam telemóvel com frequência, corram um risco maior de sofrer leucemia ou tumor cerebral, respectivamente. Em contrário a esta ideia, alguns estudos epidemiológicos mostram que existe uma maior incidência de doenças como o tumor cerebral em pessoas que estão expostas a radiações, apesar de nunca ter sido comprovado uma relação causa e efeito entre os dois.

É possível que os campos electromagnéticos levem ao aumento das concentrações de outros agentes, os quais possam estar na origem do aparecimento do tumor cerebral, como por exemplo o radónio. No entanto, até existirem provas conclusivas neste âmbito, será mais prudente manter-se distante de radiações não-ionizantes, sempre que possível.



1 Comentário to “Radiações electromagnéticas , nocivas ou não?”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.