Quais exercícios físicos uma grávida pode fazer?

Há muitas dúvidas entre as mulheres grávidas no que diz respeito a exercícios físicos durante a gravidez. Algumas pessoas pensam, erroneamente, que os exercícios físicos devem ser evitados durante a gravidez. Pelo contrário, eles podem trazer benefícios significativos tanto para a gestante como para o bebê.

Os benefícios variam entre bem estar físico e mental, diminuição do estresse, diminuição do risco de o bebê nascer com sobrepeso, redução das complicações obstétricas, maior controle no ganho de peso durante a gravidez, além da redução dos riscos de várias doenças como a depressão, entre outros.

Porém não é qualquer atividade física que é indicada para as futuras mamães, há atividades específicas que as favorecem. Há também certos cuidados a tomar, deve se consultar sempre um médico antes do início das atividades, e um treinador, ou especialista para te auxiliar nos treinos.

 

 

Vamos ver alguns exemplos de exercícios físicos que podem ser praticados por mulheres grávidas:

  • Musculação – Apesar de parecer incompatível a combinação de musculação com gravidez, ela pode sim ser praticada nesta fase, principalmente se a mulher já praticava antes de engravidar. Este exercício ajuda a fortalecer as musculaturas responsáveis pela postura, que vai ajudar e evitar possíveis dores nas costas ao longo dos 9 meses. Porém, ela deve ser acompanhada por um especialista, para que você não ponha em risco nem a sua saúde nem a do bebê. Além disso não devem ser praticadas atividades demasiado intensas, até a exaustão, treine com uma intensidade de moderada a baixa.
  • Pilates – Esta é uma modalidade entre as mais praticadas pelas grávidas. Ela ajuda no fortalecimento dos músculos da região pélvica, que irá fazer a diferença durante o parto, se este for normal. O pilates também alivia os desconfortos na região lombar, e amplia o ganho de forças para ajudar na realização de tarefas do cotidiano, como varrer casa, colocar roupa no varal, etc.
  • Hidroginástica – A hidroginástica é a mais indicada pelos médicos. Isso porque traz diversos benefícios para as grávidas, além de facilitar a execução dos movimentos por ser na água, há uma diminuição no peso e um ganho maior de força nos músculos. Além disso, também contribui para amenizar as dores do parto.
  • Caminhada – A caminhada é uma atividade que não exige impacto e por isso é recomendada pelos médicos, é também simples e fácil de ser praticada. Trazendo diversos benefícios para a saúde e para o físico das gestantes.
  • Ioga – A ioga é um excelente exercício para deixar o corpo da grávida mais flexível, tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação sanguínea. Além disso, a ioga traz um relaxamento que pode ser essencial na hora do parto.
  • Alongamento – o alongamento aumenta a flexibilidade e relaxa os músculos já sobrecarregados pelas mudanças durante a gravidez. Ele também traz mais agilidade e elasticidade, o que ajuda na prevenção de possíveis lesões. No entanto deve se ter cuidado na hora de fazer os alongamentos, uma vez que no período de gravidez há uma maior sensibilidade nos ligamentos e nas articulações. Assim, os movimentos devem ser realizados lentamente, evitando as dores.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.