Propriedades terapêuticas do chocolate

O uso do chocolate na estética

Para além do comum uso culinário, o chocolate é utilizado em produtos farmacêuticos como correctivo de cheiro e sabores e ainda para fins estéticos. Relativamente ao uso do cacau na estética, surgiu recentemente a chocoterapia: um tratamento de beleza à base do chocolate que dizem diminuir a gordura localizada, combater a celulite, hidratar e melhorar a tonicidade da pele. Verdade ou não ainda estamos por saber, mas quanto mais não seja, as massagens relaxantes realizadas durante estes tratamentos de beleza  e o aroma que emana do alimento proporcionam, com certeza, uma sensação de prazer, relaxamento e qualidade-de-vida psicológico. E faz crescer água na boca.

Propriedades terapêuticas

Na composição do chocolate encontra-se, em grande quantidade, uma substância denominada de teobromina que estimula levemente o sistema nervoso central, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando a fadiga. Contudo, o consumo repetido e em excesso pode trazer algumas complicações ao nível do humor e criar habituação no organismo. Sabe-se ainda que o chocolate preto e amargo possui propriedades antioxidantes, as quais parecem ter uma função cardio-protectora no organismo. Existem vários tipos de chocolate, várias formas de o confeccionar e várias aplicações.

Características do chocolate

O chocolate é um alimento altamente energético, uma vez que contém grandes quantidades de gordura e de hidratos de carbono, para além de ser uma boa fonte de proteínas, de vitaminas e de alguns minerais. Por este motivo, as pessoas obesas ou em dieta com restrição de gorduras não devem consumir este alimento.



1 Comentário to “Propriedades terapêuticas do chocolate”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.