Propriedades medicinais da Bolsa-de-pastor

bolsa-de-pastor

Bolsa-de-pastor

Capsella bursa pastoris Moench. Erva-do-bom-pastor

Cruciferas

Características da planta

Esta planta cresce durante todo o ano em qualquer lugar, menos nas regiões áridas. Floresce desde o início da primavera até ao início do inverno. Desde tempos antigos que a bolsa de pastor é usada como  verdura na alimentação humana. É cultivada nalguns países orientais, enquanto que noutros países, como é o caso de Portugal, é considerada uma erva daninha. Quanto ás sua propriedades medicinais, já era usada pela medicina tradicional chinesa no tratamento de doenças oftalmológicas e de disenteria. É considerada, também, uma planta com propriedades diuréticas, ajuda também a baixar a febre. A bolsa de pastor possui também propriedade oxitócicas, ou seja, age no organismo da mulher como a hormona oxitocina induzindo a contracção do útero, além de estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias. O nome de bolsa-de-pastor deve-se à forma dos seus frutos, que se assemelham à bolsa dos pastores, e Cappello deriva do latim e significa pequeno cofre. É uma planta inodora e de sabor ligeiramente salgado.

Beneficios no tratamento de: epistaxe, ferida, hemorragia, menopausa, seio.

Propriedades medicinais: adstringente, he-mostático, tónico.

Componentes: saponósido, tanino, potássio, ácidos málico, acético, cítrico, fumárico, tiramina, colina

Partes utilizadas: planta inteira sem a raiz, fresca ou seca (todo o ano).

Identificação da planta de 0,08 a 0,50 m de altura. Anual, caule florífero erecto, continuando a crescer durante a floração; folhas da base em roseta junto ao solo; as caulinares quase inteiras, sésseis, amplexicaules; flores brancas (todo o ano, mesmo após a maturação dos frutos), pequenas, em cacho pouco denso; silícula triangular.

Habitat: Europa; todos os terrenos não áridos, culturas, jardins, bermas dos caminhos, muros velhos, terrenos baldios, entulhos e interstícios do pavimento das ruas em quase todo o território de Portugal; até 2300 m.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.