Prevenção da osteoporose

Como prevenir a osteoporose

A prevenção da osteoporose deve ser feita desde logo cedo. Comportamentos saudáveis desde cedo quando se é ainda criança são fundamentais para que o risco de surgimento desta doença seja menor.

Actividade  física

A actividade física é bastante importante e deve ser implementada desde sempre. Além de ser um hábito saudável, esta é essencial para prevenir muitas doenças. Deve ser feita sempre que possível ao ar livre para uma melhor exposição solar que é benéfica para a prevenção da osteoporose.

Vitaminas essenciais

Sabemos que o consumo de lacticínios é muito importante pois estes contém cálcio que ajudam na formação dos ossos e ao seu fortalecimento. A vitamina D estimula a absorção do cálcio pelo organismo, mas é somente benéfico como tratamento de prevenção. Para conseguir a vitamina D basta fazer uma exposição solar moderada. Não é necessário uma longa exposição solar para  conseguir este efeito.

A cafeína álcool e tabaco

Deve-se evitar o consumo destas substâncias, tanto para a prevenção desta doença como para todas as outras.

Tipos de medicamentos

Existem certo tipo de medicamento que devemos ter em atenção como os medicamentos corticosteróides. Estes devem ser usados  sob prescrição médica com doses baixas e durante menos tempo possível.

Os idosos

Nesta idade há que ter especial atenção para o consumo de cálcio e vitamina D que devem ser reforçados. Se  for necessário pode tomar suplementos de cálcio, mas sempre nas doses recomendadas.  O exercício físico praticado pelos idoso é muito importante, mesmo que este tenha já alguma idade. Sabemos o exercício mesmo que seja pouco devido à idade, ajuda a combater a perda óssea e a melhorar a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e fracturas.



1 Comentário to “Prevenção da osteoporose”
  1. Qualidade de Vida

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.