O Cancro da mama poderá ser tratado com apenas uma dose de radioterapia

Uma única dose de radioterapia durante a cirurgia para a remoção do Cancro da mama se mostrou tão eficiente quanto a série de 15 a 35 sessões normalmente recomendadas após a operação, segundo um estudo britânico publicado na revista médica The Lancet.

Os médicos testaram a técnica em mais de duas mil  pacientes, acompanhadas ao longo de quatro anos.
Se a sua eficácia for comprovada, a técnica significará a redução de listas de espera, economia nos custos dos tratamentos e as pacientes sofrerão menos com os efeitos secundarios.
Segundo a fundação Câncer Research UK, o estudo pode ter um “grande impacto” para as pacientes.
A remoção do cancro da mama.
 
O cancro da mama é o que mais causa morte entre as mulheres em Portugal, Brasil, e nos países ocidentais é também uma das principais causas da morte de mulheres.
A remoção do tumor é, normalmente, o primeiro passo no tratamento do cancro da mama, seguida pelas sessões de radioterapia para matar qualquer célula cancerígena remanescente.
Com a nova técnica, os médicos usam um aparelho de radioterapia móvel que pode ser inserido no seio durante a cirurgia e atingir um alvo específico, de onde foi retirado o tumor.
Efeitos secundarios da radiação
A pesquisa, liderada por médicos britânicos, mas realizada em nove países, mostrou que a reincidência do câncer em mulheres com mais de 45 anos de idade foi a mesma, independente da técnica utilizada – dose única ou múltipla de radioterapia.
Entre as mulheres que receberam apenas uma dose, houve seis reincidências. Entre as que receberam tratamento de radioterapia prolongado, cinco apresentaram reincidência.
Mas a dose única evita danos potenciais a órgãos como o coração, pulmão e esófago, que podem ocorrer quando a radiação é direccionada a todo o seio, afirmam os pesquisadores.
A frequência de qualquer complicação ou grandes efeitos tóxicos foi semelhante nos dois grupos.
Tratamento de precisão
O oncologista Jeffrey Thobias, do University College London Hospitais (UCLH), que apresentou a primeira paciente a ser submetida à nova técnica com o oncologista Jayant Vaidya, disse:
“Acredito que a razão pela qual ela funciona tão bem é a precisão do tratamento. Ele erradica as células em uma área de altíssimo risco – a parte do seio de onde foi retirado o tumor”.
Vaidya, que também é oncologista do UCLH, afirmou que com o novo tratamento muitas mulheres não precisariam retirar seu seio.
Josephine Ford, de 80 anos de idade, foi diagnosticada com cancro de mama em fevereiro de 2008 e tratada com a nova técnica três meses depois.
A operação foi um sucesso e ela afirma que a dose única “simplificou tudo e tornou o processo menos traumático”.
Tipos de cancro da mama aos quais se aplica o tratamento.
Apesar dos resultados optimistas, os médicos afirmam que a técnica só se aplica a pacientes com câncer de mama semelhantes aos tratados durante o estudo.
Os médicos também afirmam que serão necessários vários anos até que a eficácia seja totalmente provada e o tratamento seja adoptado em vários hospitais.
 
Artigo extraído da BBC.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.