Gestão da qualidade de vida no trabalho

Muitas empresas estão revisando seus valores e estão percebendo os benefícios adquiridos quando investem na qualidade de vida de seus funcionários. Tanto o profissional quanto a empresa tem grandes benefícios quando realmente existem ótimos níveis de qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. O profissional ganha, pois vive em um ambiente mais descontraído, é motivado de várias forma para realizar um bom trabalho, vive menos estressado e isso reflete na vida pessoal também.

A empresa ganha ainda mais quando investe na qualidade de vida dos seus funcionários, pois evita os transtornos causados pelo afastamento de profissionais que estão sofrendo problemas de saúde ou estresse causados pela pressão que vivem dentro da empresa ao realizar suas tarefas. Quando a qualidade de vida é levada a sério pela empresa, os funcionários conseguem manter um ambiente de trabalho saudável com muito mais diálogo e isso faz com que o serviço seja feito de uma forma muito mais aperfeiçoada.

Quando os funcionários são remunerados de uma forma justa, quando são recompensados ao obterem bons resultados em seus trabalhos, quando conseguem enxergar um plano de carreira dentro da empresa e quando se sentem felizes em realizar suas tarefas, acabam investindo mais de seus conhecimentos e de sua capacidade para oferecer sempre o melhor. Com isso a empresa garante produtos e serviços de qualidade para maior reconhecimento no mercado, ainda podem cobrar um pouco mais caro e mesmo assim mantém os seus clientes fidelizados. Afinal, a maioria dos clientes buscam qualidade nos produtos e nas prestações de serviços e muitas vezes preferem pagar um pouco mais caro por isso.

Os benefícios da qualidade de vida no trabalho para o funcionário

Saúde: Quando a empresa investe em qualidade de vida, os empregados passam a ter um melhoramento no metabolismo e no físico. Pois a empresa se encarrega em incentivar seus funcionários a praticarem esportes através de eventos realizas com toda a equipe de trabalho. Um ambiente de trabalho descontraído diminui o estresse dos funcionários e melhora a capacidade de desenvolver melhor os serviços.

Emocional: O funcionário se sente muito mais motivado e pode atingir a sensação de realização profissional quando é reconhecido pelos seus esforços. Quando podem participar de decisões importantes, os funcionários se sentem importantes dentro da corporação.

Social: O relacionamento entre colegas de trabalho, supervisores e gerentes fica muito mais amigável. Desta forma a comunicação melhora e o risco de erros serem cometidos diminui.

  • Intelectual: Profissionais menos estressados, incentivados a melhorar e motivados sempre procuram melhorar os serviços realizados na empresa. Com a mente saudável e sem preocupações ou pressões, o funcionário consegue ter ideias melhores.

Benefícios da qualidade de vida para a empresa

Serviços realizados com muito mais qualidade e agilidade.

Profissionais motivados que contribuem para o crescimento da empresa.

Diminuição das despesas com afastamento de funcionários e contratação de novos profissionais. Essas despesas são muito maiores que o investimento na qualidade de vida.

Aumento na procura pelos serviços ou produtos de qualidade e o crescimento acelerado da empresa.

Maior valorização dos produtos ou dos serviços oferecidos.

  • Reconhecimento no mercado.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.