Exercício físico x Calorias

As calorias são as energias químicas produzidas e armazenadas no nosso corpo toda vez que ingerimos e metabolizamos um alimento. Energia essa essencial para as nossas atividades do dia a dia como a respiração, digestão, bom funcionamento do cérebro, batimentos cardíacos, crescimento do cabelo e das unhas, movimentos musculares, dentre outros.

Todos os alimentos possuem calorias, a diferença está na quantidade, havendo alimentos mais calóricos, que são os que possuem mais gordura, como as carnes gordas e lacticínios, e outros menos calóricos, com menos teor de gordura como os carboidratos.

 

 

Assim, a prática de exercícios físicos está diretamente relacionada as calorias ingeridas, em duas vertentes gerais, são elas:

  • Fonte de energia: Como as calorias são fontes de energia, e os exercícios físicos necessitam que o seu corpo possua energia para realiza-los, a conclusão é óbvia. Para os praticantes de atividades físicas uma alimentação controlada com níveis constantes de calorias é essencial para a execução destas atividades. Além disso há uma queima dessas calorias durante os exercícios, por isso é essencial que a dieta do praticante contenha níveis adequados.
  • Perda de calorias: Numa perspectiva oposta, as pessoas acima do peso, normalmente ingerem um número absurdo de calorias no seu dia a dia, que, com a sua rotina normal diária não é suficiente para queimar as mesmas, sendo assim é de suma importância a prática de exercícios físicos para a perda e controle de peso. Além, claro, de estar associado a uma dieta equilibrada de calorias. Nunca ingerir mais do que o seu corpo é capaz de queimar, porque isso irá fazer com que essa gordura se acumule no seu organismo.

 

Vamos conhecer agora os 10 exercícios físicos que mais queimam calorias:

 

  • Corrida – A corrida é a atividade essencial para quem quer perder peso. São gastas 900 calorias, em apenas uma hora de corrida. Isso é equivalente a uma lasanha, um copo médio de Coca-Cola, uma porção de frango e um brigadeiro.
  • Ciclismo – Andar de bicicleta por uma hora, é sinônimo de 840 calorias a menos no seu organismo.
  • Tênis – O tênis é um esporte completo, e responsável pela perda de 800 calorias numa partida de uma hora.
  • Futebol – O famoso futebol consome 780 calorias, em uma hora de exercício
  • Boxe – Treinando boxe por uma hora o seu corpo é capaz de queimar em média, 660 calorias, além de definir os braços
  • Musculação – Seja em casa ou na academia essa atividade deve mesmo ser incluída aos seus treinos, ela é responsável pela queima de 500 calorias a cada hora de treino
  • Remo – Pode ser difícil encontrar esportes e atividades a remo nas grandes cidades, porém são extremamente eficazes. Uma hora remando é capaz de queimar 600 calorias
  • Natação – Essa atividade é responsável pela queima de 540 calorias a cada hora de prática
  • Basquete – Dar uma corridinha na quadra de basquete e tentar por algumas vezes acertar o cesto pode te fazer queimar 480 calorias em uma hora de exercício
  • Vôlei – O vôlei é responsável pela queima de 420 calorias em uma hora de treino


1 Comentário to “Exercício físico x Calorias”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.