Exercício Físico – qual a sua eficácia contra o colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura que o nosso corpo necessita para realizar diversas atividades, como por exemplo a produção de novas células.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura que circula na nossa corrente sanguínea, essa gordura é produzida no fígado e é transportada para os órgãos através do sangue. Os níveis de triglicerídeos aumentam quando ingerimos alimentos gordurosos e principalmente carboidratos. E, o excesso dessa gordura no sangue faz com que haja uma diminuição nos níveis do colesterol bom e um aumento nos níveis do colesterol mau. Ou seja, ter os triglicerídeos altos não é uma coisa boa.

Quem sofre de colesterol alto deve saber que além de uma boa alimentação e da medicação indicada, é essencial usar o exercício físico para ajudar a reduzir este problema. Se você é uma dessas pessoas confira abaixo a lista que preparamos dos exercícios físicos mais indicados para baixar os níveis de colesterol.

  • Exercícios Aeróbicos – Está provado que os exercícios aeróbicos ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, principalmente o colesterol ruim. E também ajuda a aumentar os níveis do colesterol bom. Daí a sua eficácia no tratamento dessa doença.

 

 

Mas quais são os exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos são aqueles que exigem mais oxigénio do nosso corpo para serem realizados, devido a sua intensidade.  Até mesmo as tarefas do nosso dia a dia como varrer casa e lavar louça são atividades que se encaixam nesse quadro. No entanto vamos ver mais alguns exercícios que são indicados para quem tem colesterol alto:

– Dança

Você não precisar ser um dançarino excelente, o que importa aqui é o movimento do seu corpo. Seja na academia ou até em casa, coloque a sua música favorita e se divirta dançando, lembre-se que quanto mais você mexer o seu corpo, melhor é.

– Caminhada

Este é um dos exercícios mais fáceis de ser realizado e está entre os mais benéficos para o nosso corpo. A caminhada ajuda a controlar os níveis elevados de gordura no sangue, além de melhorar a circulação, tonificar os músculos inferiores, melhorar a resistência, entre outros. O ideal é a prática de 30 minutos diários de caminhada ao ar livre.

– Natação

Normalmente quem tem colesterol alto, tem também alguns quilinhos a mais e, por isso, tem dificuldade em realizar atividades físicas normais. Eis que surge a natação para vos salvar! Por ser uma atividade realizada na água, isso diminui o impacto do exercício, tornando mais fácil a realização dos movimentos. Por isso, é tão indicada, para qualquer faixa etária.

– Pular corda

Se você, quando criança, adorava pular corda, é hora de voltar a se divertir com essa atividade. Este é um exercício simples, que te ajuda a tonificar os músculos do corpo, a perder cerca de 700 calorias por hora, e ainda pode regular os seus níveis de colesterol no sangue.

Mesmo com todas essas dicas e orientações não as substitua pelo auxílio do seu médico. Procure sempre a aprovação de um médico ou especialista e só depois comece a praticar exercícios físicos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.