Erva Coalheira

erva-coalheira

Erva Coalheira

Galium verum L.
Erva-do-coalho. coalha-leile, galiüo Rubiáceas

No leito de ervas espontáneas em que des-cansou Maria, mãe de Jesus, encontrou-se, segundo uma lenda, um pé de erva-coalheira; deste facto deriva um dos nomes da planta em língua inglesa, Lady’s Bedstraw, palha do leito de Nossa Senhora. A planta são ainda atribuídos muitos outros nomes, geralmente ligados às suas propriedades: coalha-leite, porque coagula o leite e também o sangue; cardo-amarelo, devido aos seus cachos erectos com flores douradas e aroma de mel. Planta vivaz, muito vistosa, oscila ao vento de Verão os finos caules floridos e os ramos de folhas estreitas e brilhantes dispos-tas em estrela. Na Antiguidade, atribuíram-se à erva-coalheira propriedades tintoriais; a raiz dava o vermelho, e as folhas, um amarelo-alaranjado. As sumidades floridas conferem ao queijo de Chester a sua apreciada cor e o seu sabor inimitável. Reabilitada no século xix, após um longo período de abandono, a planta foi utilizada como remédio para as convulsões. Actualmente, reconhece-se-lhe menor número de propriedades, porém mais eficazes; a erva-coalheira é considerada adstringente e vulnerária para uso externo e antiespasmódica e diurética para uso interno.

Habitat: Europa, excepto na região mediterrânica, bermas das estradas, caminhos, campos, encostas; espontânea em Portugal, nos prados, campos, sebes, muros, de Trás-os-Montes ao Alentejo; até 2500 m.


Identificação: de 0,20 a 0,80 m de altura. Vivaz, caule erecto, frágil, circular, glabro e pouco ramificado; folhas estreitas, lineares, mucronadas, de 6 a 12 em verticilos estrelados, brilhantes na página superior, pubescentes na inferior e com bordos enrolados; flores amarelas (Junho-Setembro), numerosas e pequenas, em panículas densas erectas nas extremidades superiores dos caules; fruto pequeno, liso, glabro; toiça grossa, horizontal. Cheiro pouco intenso e agradável (a mel); sabor muito particular, ácido.


Partes utilizadas: sumidades floridas (Junho-Setembro); secagem à sombra ou ao sol; a planta escurece rapidamente, perde o cheiro e as propriedades, pelo que deve ser conservada apenas algumas semanas.

Componentes: ácidos, lípidos, vitamina C

Propriedades: adstringente, antiespasmódico, colagogo, diurético, vulnerário.

Usada no tratamento: dartro, diurese, epilepsia, nervosismo.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.